Biedermeier Alemão. Sobrenome pelo qual ficou conhecido um estilo popular na Alemanha e na Áustria, entre 1815 e 1848, parecendo uma adaptação simplificada do estilo império francês, que o precedeu. O termo tornou-se mais tarde depreciativo, designando uma arte avaliada como gosto pequeno burguês, típica da classe média germânica da primeira metade do século 19. Todavia, para muitos alemães essa predileção era uma virtude e simbolizava a sobriedade, os sentimentos simples e domésticos.

A origem da palavra inspirou-se em um personagem fictício (Gottlieb Biedermaier, sic), popularizado pelo jornal Fliegende Elssner (Folhas Voadoras), um cidadão que teria essas qualidades. O gosto contido era uma reação contra os ornamentos supostamente exagerados dos estilos império, sheraton (estes através do neoclacissimo) e regency. O biedermeier usou decoração estilizada, contida e simples, como estrelas, círculos, conchas, flores geométricas e formas retas, que não exigiam um artesanato apurado. Em meados do século 19, com a chegada de uma sociedade mais afluente, este estilo sofisticou-se, criando linhas curvas e décor mais variado.

O gosto foi popular, sobretudo em Munique e Viena, e difundido no mobiliário e decoração, deixando parca herança nas artes plásticas. Entre os raros pintores que seguiram o estilo, pode citar-se o retratista austríaco Ferdinand Waldmüller (1816-85).

 



Biedermeier, console   Biedermeier, armário   Biedermeier, sofá, séc. 19