A ARTE DE J. ARAUJO
 
 
 
 
E OS
 
CANTÕES SUIÇOS
 
 
 

 

A Suíça, à semelhança de outros países federais, é constituída por 26 estados autônomos. Segundo a Constituição Federal, estes estados são designados "cantões" e são independentes e soberanos. Os cantões (oficialmente designados como membros da Federação Helvética) podem criar  suas leis, de modo a que essas leis não interfiram nos outros cantões. Cada cantão tem Constituição própria, as suas regras, estatutos, etc. Todos os cantões têm  parlamento independente, o que reforça a sua autonomia, com diferenças não somente territoriais, populacionais e econômicas, mas de tradições e costumes.

Abaixo uma demonstração dos cantões suiços e seus brasões:

Argóvia (Aargau) Appenzel Interior
(Appenzell Innerrhoden)
Appenzel Exterior (Appenzell Ausserrhoden) Basileia-Cidade (Basel-Stadt) Basileia-Campo (Basel-Landschaft)
Berna (Bern) Friburgo (Fribourg FR /Freiburg DE ) Genebra (Genève) Glarona (Glarus) Grisões (Graubünden DE, Grigioni IT, Grischun RO)
Jura (Jura) Lucerna (Luzern) Neuchâtel (Neuchâtel) Nidwald (Nidwald) Obwald (Obwald)
Schaffhausen (Schaffhausen) Schwyz (Schwyz) Soleura (Solothurn) São Galo (Sankt Gallen) Turgóvia (Thurgovie)
Tessino (Ticino) Uri (Uri) Valais (Valais FR, Wallis DE) Vaud (Vaud) Zug (Zug)
Zurique (Zürich)

 

 

 

 J. Araujo

J. Araujo é o nome artístico adotado por Jonathas Araujo, natural de Salvador, Bahia, em 1940. Veio para o Rio de Janeiro ainda criança, onde reside até hoje.

Pintor agraciado com vários prêmios, participante de inúmeros eventos no Brasil e no exterior, requisitado por firmas de renome internacional, J. Araujo apresenta aqui pequena mostra do que há de ser a sua Exposição temática - Suiss Costumes, com o tema  "Cantões e seus campônios com trajes típicos do século XVIII, a ser realizada na Andy Jullian Gallery, Ramstrasse, 18, Zürich,  em dezembro de 2009, patrocinada pelo Consulado Suiço e pela Câmara de Comércio suiço-brasileira SUISSCAM e apoio do Hotel Le Canton, Produtos Roche e Swiss Air.   

São pratos de 31 cm de diâmetro,  com imagens inspiradas na tradição e costumes de vários cantões suiços, constantes em publicações sobre essa herança artística ainda hoje cultivada.

 

BASEL

 

Château de Chillon

 

Genève

 

Luzern

 

Turgau

 

Uri

 

Bern

 

 
Créditos:
Fundo Musical:
Música folclórica suiça
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha