ELISEU VISCONTI
2
 
 
Eliseo D'Angelo Visconti nasceu em Giffoni Vale Piana, Itália, em 1866 e morreu no Rio de Janeiro em 1944, cidade essa em que se radicou desde um ano de idade e onde viveu sempre, fora algum tempo em viagem para a Europa
 
 
 
 
CARACTERIZAÇÃO
 
De olhos voltados para a evolução técnica das artes na Europa, Eliseo Visconti é representativo como introdutor do Impressionismo na pintura brasileira e como um dos seus primeiros paisagistas de mérito. Olha para a Europa quanto aos métodos e procedimentos, mas olha mais para o meio brasileiro na procura das fontes e motivos de seus quadros e trabalhos de decoração.
 
Sua pintura desenvolve-se em três fases: a pré-rafaelita, marcada pela influência de Botticelli e de outros pintores renascentistas; a do equilíbrio entre o desenho e o colorido, que reflete sua familiaridade com os retratistas italianos e espanhóis dos sécs. XVI e XVII; e a do livre domínio da cor, acentuamente impressionista.
 
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Enciclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. São Paulo - Rio de Janeiro, Brasil, Vol. 20 pág. 11459.
 
Sob licença de www.eliseuvisconti.com.br
 
Outras referências sobre a vida e obra de Visconti encontram-se na Mostra 1.
 
 
 

 
 

Meu filho Tobias, seis meses, 1910 - Coleção particular

 
 

Na Alameda,1931- Coleção particular
 
 

No Trigal, 1913 - Coleção particular
 
 

No Verão, 1894 - Museu Nacional de Belas Artes-RJ.
 
 

O Beijo, 1909 - Palácio Bandeirantes
 
 

Oradas,1899 - Museu Nacional de Belas Artes-RJ.
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Menino de Ouro
Ernesto Nazareth, 1863-1933
 
Produção e Formatação
Mario Capelluto e Ida Aranha