Nilton Nascimento
1
 
 
 

Mais informações sobre o Artista na Mostra 2.
 
 

  

Nilton Soares do Nascimento

 

Nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo e viveu em Vitória, capital do estado, até o ano de 1982, quando mudou-se para o Rio de Janeiro, onde vive atualmente.

É formado como Designer de Programação Visual, pelo Centro Universitário da Cidade (Univercidade), Rio de Janeiro, no curso de Desenho Industrial.

Foi na infância que ele começou a fazer seus primeiros traços de desenhos e usando lápis de cores para dar vida ao que vinha de sua imaginação, como também tentava reproduzir seus ídolos das histórias em quadrinhos, como Tarzan, Super-Homem, Fantasma, Zorro, Homem-Aranha e tantos outros que colecionava.

Por um longo período deixou de lado essas aventuras artísticas e, por volta dos 20 anos, fez diversos cursos de teatro, chegando a trabalhar em algumas peças como ator amador na cidade de Vitória.

Foi bancário de 1974 até 1995, no extinto Banco Sul Brasileiro, que depois passou a ser Banco Meridional, hoje Santander.

Desde o ano de 1981, vem escrevendo poesias. Destas, ele selecionou 96,  já tendo um livro, feito por ele mesmo, pronto e aguardando o momento e condições para lançá-lo.

Em 2000 fez alguns testes com tinta para tecido e tinta acrílica sobre papelão.

Em 2005 começou a desenvolver trabalhos de pintura acrílica sobre tela, começando por formas geométricas e abstratas.

No mesmo ano começou a fazer oratórios, que são caixas pintadas e trabalhadas com santos e personagens de outras crenças religiosas.

Neste período também fez curso sobre a criação de peças com pedras para bijuterias, acessórios femininos, porta-guardanapo, suporte para pratos, chaveiros, marcadores de copos e outras peças decorativas.

Foi aluno da Escola de Artes Visuais – EAV, do Parque Lage, com o pintor e professor Chico Cunha, nos cursos “Questões fundamentais da pintura”, “O processo criativo” e “A prática da pintura”.

Fez curso de desenho de figuras humanas com o artista plástico e professor Gustavo Masías.

Com o professor Di Paula, no curso “Do Desenho à Criação”, que utiliza o Método Di Paula de Ensino do Desenho pelo lado Direito do Cérebro, aprendeu as técnicas de desenho com grafite (lápis preto), abordando, sobretudo, detalhes das linhas retas e curvas, horizontais e verticais de figuras humanas.

Seu estilo trafega entre o abstrato e o figurativo abstrato, desenvolvendo uma pintura moderna, tendo como preferência os temas de formas geométricas, que poderia ser considerado como uma vertente associada ao Cubismo, ao Abstracionismo ou até mesmo ao Modernismo ou Futurismo.

 

Email: nsnascimento@yahoo.com.br

 

www.niltondesign.webnode.com.br


 
 

Células

 
 

Cores - 1
 
 

Cores - 2

 
 

Elos da Liberdade

 
 

Galáxias

 
 
 

Marte - O Planeta Vermelho

 
 

Fundo Musical:

Ti Voglio Tanto Bene

Rossano

Composição: Curtis/Furnô

Formatação:

Mario Capelluto