Marcia
Vinhas
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O Trabalho de Márcia Vinhas. A aplicação de violentos contrastes entre Luz e Sombra, é uma das principais características da pintura
Barroca. É impossível não pensar nisto ao visitar a mostra Fractais, ao qual Márcia Vinhas destaca sua principal característica: é uma colorista por excelência. Vislumbrando o mundo através das cores, ela apresenta nesta série um conjunto no qual trabalha com detalhismo as inúmeras possibilidades cromáticas de cada um dos tons escolhidos. Márcia trabalha com uma certa precisão matemática, e isto também não é
acaso. A geometria ainda que distante do rigor dos concretistas, é uma presença marcante, ainda que surja de forma intuitiva – assim como é o seu processo de trabalho: as telas surgem sem estudos preliminares; criadas sob efeito de uma inspiração súbita. Desta tendência geometrizante, o curador Olívio Guedes extraiu o conceito que dá título à mostra, “Fractais”, inspirado na idéia de medidas cada vez menores, “algo que não é mensurável, não
alcançável”. As pinceladas da Artista sugerem o infinito, não há começo e fim delimitados, assim como não há limites para suas explorações cromáticas, que podem ser traduzidas como formas de vibração. Sim, há também um pouco de Op Art na obra
de Márcia Vinhas. Para quem trabalha com vibração e cor, a luz é fundamental. Texto da Entrevista feita pelo Jornal Gazeta
Mercantil em Dezembro de 2006. Curador Olívio Guedes. |
Fragmentos 1891 |
Fragmentos 1895 |
Fragmentos 1897 |
Fragmentos 1899 |
Fragmentos 1904 |
Fragmentos 1906 |
Outras
informações sobre a vida e obra de Marcia Vinhas encontram-se nas Mostras 1 e
2.
Contato
marciavinhasf@terra.com.br |
Fundo
musical:
Além do
Horizonte
Roberto Carlos Braga, 1941
Erasmo Carlos, 1941
Produção:
Mario Capelluto
Supervisão: Ida Aranha
Formatação: Julia Zappa
mario.capelluto@terra.com.br
www.saber.cultural.nom.br
www.sabercultural.com Junho
2008 |