ALESSANDRO ALGARDI
ALESSANDRO ALGARDI
(1595-1654)
VIDA E OBRA
Arquiteto e escultor italiano, nasceu em
Bolonha e morreu em Roma. Discípulo de Luigi Carracci, tornou-se
rival de Bernini no campo da escultura. Destaca-se sua estátua sentada de
Inocêncio X (1645), hoje no Palazzo del Conservatori.
Praticou um barroquismo moderado. Suas obras
principais são o túmulo de Leão I (1642-1644; San Pietro, no
Vaticano), com o colossal baixo-relevo em mármore representando o encontro
de Átila e São Leão, e o busto de Urbano VIII (Louvre). Foi responsável
também pela construção e decoração da Villa Doria Pamphili e de Cortile di
San Damaso no Vaticano.
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia
Britannica do Brasil Publicações Ltda., São Paulo, Rio de Janeiro, volume
12, página 6.342.
|
|
La flagellazione di Cristo Kunsthistorisches Museum
Vienna |
O
advento do pontificado de Inocêncio X (1644) durante o qual Bernini - pelo
menos inicialmente - caiu em desgraça, marcou o apogeu da fortuna para
outro grande escultor, Alessandro Algardi.
|
|
Battesimo di Cristo
Cleveland Museum of Art,
Ohio |
Um dos maiores escultores, desenhistas e
arquitetos romanos, Algardi nasceu em Bolonha em 27 de novembro de
1595 e morreu em Roma em 10 de junho de 1654.
As fontes divergem no que concerne à data do seu nascimento, havendo registros de que nasceu em 31 de julho de 1598, ou até mesmo em 1602.
|
|
Papa Innocenzo X
Palazzo dei Conservatori, Musei Capitolini -
Roma |
. Primeiramente Algardi foi destinado aos estudos
literários, mas logo ingressou na escola de Ludovico
Carraci, estudando também com Giulio Cesare
Conventi. |
|
Portrait of Camillo Pamphili -1647 Hermitage, St
Petersburg, Russia |
Na
verdade, o mundo artístico daqueles anos era dividido entre o Barroco
e o Classicismo, ou seja, entre a paixão e animação de Bernini, e a
serenidade e o rigor de
Algardi. |
|
Portrait of Gaspare Mola, 1635 - 39
Hermitage, St Petersburg,
Russia |
Como
representante de um tipo de classicismo que reagia ao expressivo estilo do
Barroco, Algardi se deixou influenciar grandemente pela Arte da
Antiguidade, como se nota pela qualidade de sua
escultura. |
|
Portrait of Olimpia Pamphilj -
c.1640-49- Hermitage, St Petersburg -
Russia |
Deve-se registrar que Algardi era também um retratista excelente, e a sua obra-prima nesse campo é o busto de Olimpia Maidalchini (Rome, Bourgeois Gallery), a poderosa cunhada de Inocêncio X, notando-se, sobremaneira, o grande véu arqueado compondo aquela face de matrona romana com uma expressiva face autoritária. |
|
St. Paul -1640-49
Hermitage, St. Petersburg,
Russia |
Em
1622 Algardi foi para Mântua, onde o Duque Ferdinando
Gonzaga mantinha uma coleção de escultura clássica, que lhe
serviu de inspiração para a obra futura.
Após breve estada em
Veneza, o escultor
transferiu-se para Roma
em 1625, onde se
dedicou inicialmente ao restauro de estatuária antiga.
|
|
Titan - c.1650-59
Hermitage, St. Petersburg,
Russia |
Em Roma, Algardi fez amizade com o famoso
pintor Domenichino, seu conterrâneo, que, segundo o abade Bellori, seu
biógrafo, "não somente o instruiu em particularidades da Arte", mas
fez-lhe uma proposta para duas estátuas: a de Madalena e a de San Giovanni
Evangelista para os nichos da Capela Bandini, em San Silvestro al
Quirinale (1628-29). |
|
Two Saints - c.1635 - Hermitage,
St Petersburg,
Russia |
Foi talvez o
exemplo desse trabalho, além da estatuária helenística, que resultou na
distância de Algardi do
"chiaroscuro" de Bernini, para
iniciá-lo naquela luz difusa que perpassa nas suas
esculturas.
|
|
St John The Evangelist -
1628-29
San Silvestro al Quirinale,
Roma |
Em 1634, tinham sido
encomendados a Algardi o Túmulo do Papa Leão XI, inaugurado em São
Pedro em 1652, obra que conta com os ornamentos das estátuas da Prudência
e da Caridade, e é apreciado sobretudo pelo elegante baixo-relevo do
sarcófago.
|
|
St Mary Magdalene -
1628-29
San Silvestro al Quirinale,
Roma |
Algardi tornou-se conhecido por suas obras primorosas, entre as quais citam-se o monumento ao Papa Leão XI; a estátua de bronze de Inocêncio X, no Palazzo dei Conservatori; a estátua de São Filipe Neri com o Anjo; as figuras da Fonte de Netuno, e a tumba do Conde e da Condessa de Monterrey. |
|
Beheading of St. Paul - 1650
San Paolo Maggiore,
Bologna |
Em
1653 finalizou uma obra notável para o altar do papa Leão I na
Basílica de São Pedro, em Roma, que representa o enfrentamento de
Leão I com Átila, rei dos Hunos.
|
|
Heracles and the Hydra
Museum of Fine Arts, Budapest,
Hungary |
Conhecido principalmente como o rival de Bernini,
Alessandro Algardi não viveu como luz refletida, mas sempre mostrou sua
individualidade autônoma e forte, o que o levou a ser idolatrado pelos
estudiosos de sua época e admirado pela aristocracia romana, que encontrou
no seu estilo a melhor maneira de expressar a sua dignidade e
nobreza.
Fonte: compilação e edição de vários sites da
Internet. |
Fundo
Musical
Oboé
Concerto in D Minor
Johann Sebastián Bach,
1685-1750
Produção
e Formatação:
Mario
Capelluto e Ida Aranha
|