ALESSANDRO ALGARDI
 
 
 
 
 
ALESSANDRO ALGARDI
(1595-1654)
 
 
 
VIDA E OBRA
 
Arquiteto e escultor italiano, nasceu em Bolonha  e morreu em Roma. Discípulo de Luigi Carracci, tornou-se rival de Bernini no campo da escultura. Destaca-se sua estátua sentada de Inocêncio X (1645), hoje no Palazzo del Conservatori.
 
Praticou um barroquismo moderado. Suas obras principais são o túmulo de Leão I (1642-1644; San Pietro, no Vaticano), com o colossal baixo-relevo em mármore representando o encontro de Átila e São Leão, e o busto de Urbano VIII (Louvre). Foi responsável também pela construção e decoração da Villa Doria Pamphili e de Cortile di San Damaso no Vaticano.
 
 
 
 
Fonte: Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda., São Paulo, Rio de Janeiro, volume 12, página 6.342.
 
 
 
La flagellazione di Cristo  Kunsthistorisches Museum Vienna
 
 
O advento do pontificado de Inocêncio X (1644) durante o qual Bernini - pelo menos inicialmente - caiu em desgraça, marcou o apogeu da fortuna para outro grande escultor, Alessandro Algardi.
 
 
 
Battesimo di Cristo
Cleveland Museum of Art, Ohio
 
 
 
Um dos maiores escultores, desenhistas e arquitetos romanos, Algardi nasceu em Bolonha em 27 de novembro de 1595 e morreu em Roma em 10 de junho de 1654.

As fontes divergem no que concerne à data do seu nascimento, havendo registros de que nasceu em 31 de julho de 1598, ou até mesmo em 1602.

 

 
 
Papa Innocenzo X 
Palazzo dei Conservatori, Musei Capitolini - Roma
 
 
. Primeiramente Algardi  foi destinado aos estudos literários, mas logo ingressou na escola de Ludovico Carraci, estudando também com Giulio Cesare Conventi.
 
 
Portrait of Camillo Pamphili -1647  Hermitage, St Petersburg, Russia
 
 
Na verdade, o mundo artístico daqueles anos era dividido entre o Barroco  e o Classicismo, ou seja, entre a paixão e animação de Bernini, e a serenidade e o rigor de Algardi.
 
 
 
Portrait of Gaspare Mola, 1635 - 39 
Hermitage, St Petersburg, Russia
 
 
Como representante de um tipo de classicismo que reagia ao expressivo estilo do Barroco, Algardi se deixou influenciar grandemente pela Arte da Antiguidade, como se nota pela qualidade  de sua escultura.
 
 
 
Portrait of Olimpia Pamphilj - c.1640-49- Hermitage, St Petersburg - Russia
 
 

 

Deve-se registrar  que Algardi era também um retratista excelente, e a sua obra-prima nesse campo é o busto de Olimpia Maidalchini (Rome, Bourgeois Gallery), a poderosa cunhada de Inocêncio X, notando-se, sobremaneira, o grande véu arqueado  compondo aquela face de matrona romana com uma expressiva face  autoritária.  

 
 
 
St. Paul -1640-49
Hermitage, St. Petersburg, Russia
 
 
 
Em 1622  Algardi foi para Mântua, onde o Duque Ferdinando Gonzaga mantinha uma coleção de escultura clássica, que lhe serviu de inspiração para a obra futura.
 
Após breve estada em Veneza, o escultor transferiu-se para Roma em 1625,  onde se dedicou inicialmente ao restauro de estatuária antiga.
 
 
Titan - c.1650-59 
 Hermitage, St. Petersburg, Russia
 
 
Em Roma, Algardi fez amizade com o famoso pintor Domenichino, seu conterrâneo, que, segundo o abade Bellori, seu biógrafo, "não somente o instruiu em particularidades da Arte", mas fez-lhe uma proposta para duas estátuas: a de Madalena e a de San Giovanni Evangelista para os nichos da Capela Bandini, em San Silvestro al Quirinale (1628-29).
 
 
Two Saints - c.1635 - Hermitage,
St Petersburg, Russia
 
 
 
Foi talvez o exemplo desse trabalho, além da estatuária helenística, que resultou na distância de Algardi do "chiaroscuro"  de Bernini,  para iniciá-lo naquela  luz difusa que perpassa nas suas esculturas.  
 
 
 
St John The Evangelist - 1628-29 
 San Silvestro al Quirinale, Roma
 
 
Em 1634, tinham sido encomendados a Algardi o Túmulo do Papa  Leão XI, inaugurado em São Pedro em 1652, obra que conta com os ornamentos das estátuas da Prudência e da Caridade, e é apreciado sobretudo pelo elegante baixo-relevo do sarcófago.
 
 
 
St Mary Magdalene - 1628-29 
  San Silvestro al Quirinale, Roma
 
 

Algardi tornou-se conhecido por suas obras primorosas, entre as quais citam-se o monumento ao Papa Leão XI;  a estátua de bronze de Inocêncio X, no Palazzo dei Conservatori;  a estátua de São Filipe Neri com o Anjo; as figuras da Fonte de Netuno,  e a tumba do Conde e da Condessa de Monterrey.

 
 
 
 
Beheading of St. Paul - 1650
San Paolo Maggiore, Bologna
 
 
 
Em 1653 finalizou uma obra notável para o altar do papa Leão I na Basílica de São Pedro, em Roma, que representa o enfrentamento de Leão I com Átila, rei dos Hunos. 
 
 
 
Heracles and the Hydra
Museum of Fine Arts, Budapest, Hungary
 
 
 
Conhecido principalmente como o rival de Bernini, Alessandro Algardi não viveu como luz refletida, mas sempre mostrou sua individualidade autônoma e forte, o que o levou a ser idolatrado pelos estudiosos de sua época e admirado pela aristocracia romana, que encontrou no seu estilo a melhor maneira de expressar a sua dignidade e nobreza.
 
 
 
Fonte: compilação e edição  de vários sites da Internet.
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical
Oboé Concerto in D Minor
Johann Sebastián Bach, 1685-1750
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha