ANTONIO
CANOVA
BIOGRAFIA
VIDA
Escultor e pintor italiano, Antonio Canova, nasceu em Possagno a 1º
de novembro de 1757 e morreu em Veneza a 13 de outrubro de 1821. Órfão,
foi criado pelo avô, que o colocou, ainda criança, como aprendiz numa
marmoraria. Seus pendores para a escultura cedo se revelaram e Canova aos
16 anos já recebia as primeiras encomendas. Até a morte gozou sempre de
enorme prestígio nos meios aristocráticos, artísticos e intelectuais,
sendo considerado o maior escultor de seu tempo.
PROJEÇÃO
Sua fama ultrapassou fronteiras e Napoleão convidou-o a ir a Paris,
onde lhe foram encomendados um busto do imperador e estátuas de Maria
Louise e da mãe de Napoleão. Canova, que viveu numa época de transição
tempestuosa entre duas eras, manteve-se alheio ao fato político. Tampouco
foi afetado pelos mistérios do amor sensual. Observador agudo ds formas
humanas - tanto femininas quanto masculinas - o escultor jamais conseguiu
compreendê-las totalmente; foi artista virtuose, mas frio.
Canova fez uma
estátua de Napoleão I inteiramente nu (Galleria Brera, Milão).
Nela, o imperador aparece empunhando na mão direita o globo terrestre sob
a vitória alada; na esquerda e sobre o ombro traz o bastão e a túnica
militares. A obra constitui mais um depoimento sobre a época do que
propriamente a imagem de um homem.
OBRAS
Canova foi o maior e talvez o último representante do
Neoclassicismo europeu. Famoso ainda durante a primeira metade do século
XIX, é hoje considerado artista meramente acadêmico. Entre seus principais
trabalhos, destacam-se o conjunto "Amore e Psiché" (1787; "Amor e
Psiquê", Musée du Louvre, Paris); "Túmulo de Clemente
XIII" (1792; São Pedro no Vaticano); "Túmulo da arquiduquesa Maria
Cristina", (1802; Augustinerkirche, Viena); "Paolina Bonaparte Borghese"
(1806; Galleria Borghese, Roma); e o "Túmulo dos Stuarts" (1821;
São Pedro no Vaticano).
Na cidade de Possagno,
província de Treviso onde nasceu, a casa de Canova, transformada em
Tempio Canoviano, apresenta um conjunto de obras que formam
importante acervo e mostra de sua arte. Grande parte foi recolhida de seu
estúdio, em Roma, após sua morte, e não havia sido transportada para o
mármore. Imensas salas abrigam estátuas monumentais, brancas e frias,
produzindo sensação fantasmagórica.
wwvvvvvww
|
Cupid
- Late 18th
century |
Cupid and
Psyche -
1808 |
Dancer
-
1812 |
Hebe - 1800 -
1805 |
Orpheus
-
1770 |
The Three
Graces |
Paris -
Early 19th
century |
Fundo Musical: Hanz und Hanne Polka Carl Faust, *1874 +1935
Produção e Formatação: Mario Capelluto e Ida Aranha
|