The Gates of Hell é um
monumental grupo escultural feito pelo artista francês Auguste
Rodin. Mede 6 metros de altura, 4 metros de largura e 1 metro
de profundidade, contendo 180 imagens, que variam de 15 cm de altura
a mais de um metro. Várias imagens também foram utilizadas
independentemente por Rodin, entre elas The
Thinker e The Kiss.
Foi feito por encomenda do
Directorate of Fine Arts em 1880, que pediu uma
entrada atraente para o projeto do Decorative Arts
Museum, com o tema a ser selecionado pelo próprio
Rodin. O Museu afinal nunca foi construido e o artista
trabalhou nessa obra por 37 anos, até o fim de sua vida.
A inspiração veio de Gates of
Paradise, de Lorenzo Ghibert, na porta do Batistério de São
João, em Florença. Outra fonte de inspiração foram as
catedrais da Idade Média, em que algumas combinam tanto o alto como
o baixo relevo. Outro veio de inspiração foi a leitura do "Inferno",
de Dante. Rodin ficou tão impressionado com a obra, que já tinha até
esboçado varios dos seus caracteres antes de receber a
encomenda para o Museu.
Em The Gates of Hell vê-se
Dante sentado na parte superior, enquanto a seus pés, entalhada em
baixo-relevo, há a visão da multidão de condenados
contorcendo-se, dilacerados pelo frenesi da paixão e a angústia
do desespero. A parte inferior consiste em
dois baixos-relevos, cercados de duas máscaras de faces
atormentadas. Ao redor circulam imagens de mulheres e centauros.
Acima da porta, três homens muito aflitos apegam-se um ao
outro.
Rodin trabalhava nesse projeto no
andar térreo do Hotel Biron. Quase no fim de sua vida, doou as
esculturas, desenhos e direitos de reprodução para o governo
francês. Em 1919, dois anos depois de sua morte, o Hotel Biron
tornou-se o Musée Rodin, abrigando uma parte do
The Gates of Hell e outros trabalhos
do artista. .