Lorenzo Bartolini
Retratos
Lorenzo
Bartolini
Retrato feito por J. Auguste Dominique Ingres, em 1820. Óleo sobre tela, 98 x 80 cm. Estilo Neo-classicismo francês. Musée du Louvre, Paris, France. ************
Ingres já havia retratado Bartolini em 1806, quando ambos eram estudantes em Paris. Bartolini, florentino de nascimento,
convidou Ingres por várias vezes para sua casa. O pintor terminou por
estabelecer-se em Florença e abrir seu ateliê, precisamente no ano em que
retratou Bartolini pela segunda vez. O amigo aparece retratado com a
elegância que caracteriza os trabalhos de Ingres. Ao lado de Bartolini, um
busto indica a sua profissão. Poderemos compará-lo com o retrato anterior
de Lorenzo, em que o jovem estudante sustém em suas mãos uma cabeça grega,
indicando quais são os seus mestres de escultura. No último retrato, o de
1920, a escultura que o acompanha foi feita pelo próprio
Bartolini, sugerindo assim a evolução e o progresso de um artista já
consagrado. Lorenzo
Bartolini
Retrato feito por J. Auguste Dominique Ingres, em 1806.
BIOGRAFIA
Escultor e desenhista italiano, Lorenzo Bartolini nasceu em Savignamo di Prato em 1777 e morreu em Florença em 1850, tendo sido um dos escultores de mentalidade mais independente da Itália na geração depois de Antonio Canova. Seus primeiros trabalhos são no estilo neoclássico, predominante em toda a Europa na virada do século. Quanto esteve em Paris no estúdio de Jacques-Louis David, Bartolini interessou-se pela Arte do "Quattrocento", um interesse confirmado quando se estabeleceu em Florença depois de 1815. Seus últimos trabalhos, particularmente em retratos, combinam elementos do Neoclássico e da Neo-Renascença com uma forte pendência para o naturalismo. Depois de
estudar na Academia florentina, aprimorando suas habilidades de
modelador em alabastro, ele foi para Paris, onde estudou pintura sob
a orientação de Frédéric Desmarais e depois escultura com
François-Frédéric Lemot. O baixo-relevo "Cleobis e Biton", com que
ele ganhou o segundo prêmio da Academia em 1803, imediatamente confirmou a
sua fama como escultor, o que lhe propiciou a ajuda de vários patronos
influentes. O seu baixo-relevo da "Batalha de Austerlitz" estava entre
aqueles executados para a coluna erguida na Place Vendôme. Bartolini
também realizou muitas peças menores para Vivan-Denon, além de bustos dos
compositores de ópera Méhul e Cherubini. Contudo, seu grande patrono
era Napoleão, para quem ele esculpiu um busto colossal, e que o enviou, em
1807, para dirigir a Academia de Carrara, na Itália. Com a queda de
Napoleão, retirou-se para Florença, onde executou monumentos e
retratos. Em 1830, os filhos do príncipe russo Nicola Demidoff, que tinha se estabelecido em Florença, fizeram uma encomenda excelente para esculpir um monumento que ainda pode ser visto na Piazza Demidoff , em Florença. As encomendas das múltiplos peças aconteceram durante as últimas décadas de Bartolini e foram completadas por seu assistente Pasquale Romanelli. Os trabalhos de Bartolini são
variados e incluem um imenso número de bustos. Os melhores são, talvez, o
grupo de "Charity" (1824), "Hércules and Lichas" e "Faith in
God", encomendados pela viúva de Giuseppe Poldi Pezzoli. Sua estátua de
Macchiavelli ocorreu como sua única encomenda entre a longa série de
figuras masculinas da História de Florença, providenciadas para os
exteriores vazios do
Uffizi. |
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Monumento sepolcrale alla principessa polacca
Sofia Zamoyski in Santa Croce, 1837-44 -
Firenze |
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Dircé
Musèe du Louvre -
Paris |
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Faith in God
Private
collection |
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Nymph with scorpion
Private
collection |
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The Demidoff Table, 1845 -
detail
Metropolitan Museum of Art,
Manhattan, New York, USA |
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Tomb of Princess Sophia Zamoyka, 1834 - detail
Private
collection |
Fundo
Musical
Galopp opus
193, For Ever
Joseph Strauss,
*1827 +1870
Produção e
Formatação:
Mario Capelluto
e Ida Aranha
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