Escultura
Chinesa
Século
XX
(4) |
Também há que mencionar a escultura de caráter religioso. O
seu desenvolvimento na China deu-se pela mão da introdução do Budismo e os
seus exemplos mais importantes encontram-se ligados aos templos budistas
escavados em rochas construídos ao longo do período dos Três Reinos e Seis
Dinastias, e das Dinastias Sui e Tang, tais como os conjuntos de Yungang e
Longmen.
No entanto, na mesma época podem-se encontrar esculturas
isentas, alheias a estes templos, realizadas em bronze ou laca seca, que
também têm um enorme interesse. Tanto num caso como no outro, as
esculturas são imagens de devoção destinadas ao culto budista
(principalmente Budas), representadas de acordo com as iconografias e
regras criadas no lugar de origem do Budismo, a Índia.
Do ponto de vista formal também apresentam evidentes dívidas
para com a imaginária Índia, embora se possam apreciar algumas
notas, como a adoção das imagens de traços étnicos chineses. O
Taoísmo e o Confucionismo também geraram esculturas de caráter religioso,
mas em menor medida que o Budismo.
|
Outros
arquivos sobre
Escultura
Chinesa - Século XX
encontram-se
em
Página
Escultura/Escultores
Escultura
Chinesa - Século XX - 1, 2
e 3 |
Yu Chang -
Challenge - 1989
China Fine Arts
Gallery |
Zhang Dedi - Days and
Nights - 1984
China Fine Arts
Gallery |
Yang Weiming - Looking Over Beijing -
1984
China Fine Arts
Gallery |
Wang Zhaowen -
Militia - 1947
China Fine Arts
Gallery |
Zeng Chenggang - Three
Heroes of Jianhu - 1989
China Fine Arts
Gallery |
Créditos:
Fonte:
Fundo
Musical:
Música
chinesa
On the Sunshine
Road
Vivien Lai,
*1976
Produção:
Mario
Capelluto
Pesquisa e
formatação:
Ida
Aranha
Realização:
|