FONTES DE BERNINI I | ||
BIOGRAFIA
Escultor,
arquiteto e pintor italiano, Gian Lorenzo Bernini era filho de um
escultor, com quem tomou as primeiras lições da arte. Estudou
apaixonadamente as estátuas antigas e, em 1616, aos 18 anos, já dava
mostras do seu talento no grupo "Enéias, Anquises e Ascânio fugindo de
Tróia". Protegido pela família Borghese, completou seu "David lançando a
pedra" em 1619, num estilo independente, que representava uma reação
contra o conceito de estatuária renascentista então em voga.
Já as primeiras
esculturas de Bernini eram altamente revolucionárias pelo seu movimento,
pelos valores tácteis das superfícies, pela expressão psicológica dos
rostos. Entre os grupos que criou para o cardeal Borghese destacam-se "O
Rapto de Prosérpina" e "Apolo e Dafne", hoje na Galleria
Borghese, em Roma. Seu "David", também na Galleria
Borghese, retratado no ato de lançar a pedra, tem o mérito inusitado
de envolver o espectador na ação, característica que marcou outras obras
do mestre.
Em 1623 Matteo
Barberini foi eleito papa, tomando o nome de Urbano VIII; seria o maior
patrono de Bernini, que durante o seu pontificado criou muitas obras de
expressão. Quando esse papa morreu, sendo sucedido por Inocêncio X,
Bernini perdeu seu lugar privilegiado no Vaticano para o seu rival
Borromini. Algum tempo depois volta a ser prestigiado pelo papa, que lhe
encomendou vários trabalhos. Em 1636, já no pontificado de Alexandre VII,
Bernini projeta a colunata da praça de San Pietro, a igreja de
Sant'Andrea al Quirinale e a escada régia do Vaticano.
Sua
fama de escultor e arquiteto ultrapassou as fronteiras da Itália, e, a
convite de Luis XIV, passou algum tempo em Paris. Seus projetos para a
fachada do Louvre não chegaram, porém, a ser executados, e de sua estada
na França só ficaram um busto de Luis XIV, vários desenhos e a estátua
eqüestre do rei francês.
Bernini,
juntamente com seu rival Francesco Borromini, foi um dos fundadores da
arte barroca. Entre suas obras cabe destacar o baldaquino de São Pedro
sobre o túmulo do apóstolo Pedro, vários outros túmulos e
fontes.
Bernini foi durante mais de dois séculos
desprezado pelos acadêmicos e classicistas, sendo considerado o melhor
exemplo do mau gosto e da monstruosidade artística. Com a reabilitação do
estilo barroco no século XX, voltou a ser reconhecido como um dos maiores
escultores e arquitetos de todos os tempos.
|
|
Fountain of the Four Rivers, 1648-51 - Piazza Navona - Rome |
|
Fountain of the Four Rivers |
|
1627 -28 - Fontana della Barcaccia |
Fundo musical: Waltz , Opus 39, n 8
Piotr Ilitch Tchaikovski, *1840 +1893
|
Produção
e Formatação:
Mario
Capelluto e Ida Aranha
|