ESCULTURAS DE DONNER
 
 
 
 

Georg Raphael Donner
 
 
BIOGRAFIA
 
 
Georg Raphael Donner (1693-1741), escultor austríaco, cujos trabalhos marcaram a transição do estilo Barroco para o neo-clássico.
 
Na mocidade, em Heilingenkreutz , Donner encontrou o escultor Giovanni Giuliani que o encorajou a  dedicar-se à escultura,  e o convidou para trabalhar no seu ateliê.
 
Mais tarde  Donner entrou para a Academia  Vienense de Arte e morou algum tempo em Salzburg, retornando depois a Viena, onde esculpiu sua obra prima  "Providence Fountain" (1738-39), ("Fonte da Providência"), na praça do Mercado Novo, em Viena, cujos originais foram transferidos para o Barockmuseum (Museu do Barroco, em Viena).
 
As imagens, originalmente talhadas em chumbo, uma técnica preferida pelo artista, foram substituídas por cópias em bronze. Outros trabalhos de Donner são a fonte "Perseus and Andromeda" e a estátua do Imperador Charles VI.
 
A forma refinada e a nitidez dos contornos das suas esculturas contrastavam com o exagero do estilo Barroco dos seus contemporâneos e precedessores, e influenciaram  seus seguidores a adotarem concepções mais clássicas.  
 
 
 
 
 

 
 
1737-39 -Danube Well, detail 2 - Österreichische Galerie, Vienna 
 
   1737-39 - Danube Well, - Österreichische Galerie, Vienna
 
 
1737-39 - Danube Well, detail - Österreichische Galerie, Vienna
 
 
1740-41, Pietà - Cathedral, Gurk 
 
 
1733-35, Adoring Angel, Hungarian National Gallery, Budapest 
 
 
1733-35, Saint Martin - Cathedral, Bratislava
 
 
 
 
Fundo Musical :
Concerto para oboé em Dó menor 
Johann Sebastián Bach,  1685- 1750
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha