Escultor, arquiteto e pintor italiano,
Gian Lorenzo Bernini era filho de um escultor, com quem tomou as
primeiras lições da arte. Estudou apaixonadamente as estátuas antigas e,
em 1616, aos 18 anos, já dava mostras do seu talento no grupo "Enéias,
Anquises e Ascânio fugindo de Tróia". Protegido pela família Borghese,
completou seu "David lançando a pedra" em 1619, num estilo independente,
que representava uma reação contra o conceito de estatuária
renascentista então em voga.
Já as primeiras esculturas de Bernini eram
altamente revolucionárias pelo seu movimento, pelos valores tácteis das
superfícies, pela expressão psicológica dos rostos. Entre os grupos que
criou para o cardeal Borghese destacam-se "O Rapto de Prosérpina" e
"Apolo e Dafne", hoje na Galleria Borghese, em Roma. Seu "David", também
na Galleria Borghese, retratado no ato de lançar a pedra, tem o mérito
inusitado de envolver o espectador na ação, característica que marcou
outras obras do mestre.
Em 1623 Matteo Barberini foi eleito papa,
tomando o nome de Urbano VIII; seria o maior patrono de Bernini, que,
durante o seu pontificado, criou muitas obras de expressão. Quando esse
papa morreu, sendo sucedido por Inocêncio X, Bernini perdeu seu lugar
privilegiado no Vaticano para o seu rival, Borromini. Algum tempo depois
voltou a ser prestigiado pelo papa, que lhe encomendou vários trabalhos.
Em 1636, já no pontificado de Alexandre VII, Bernini projetou a colunata
da praça de San Pietro, a igreja de Sant'Andrea al Quirinale e a escada
régia do Vaticano.
Sua fama de escultor e arquiteto
ultrapassou as fronteiras da Itália, e, a convite de Luis XIV, passou
algum tempo em Paris. Seus projetos para a fachada do Louvre não
chegaram, porém, a ser executados, e de sua estada na França só ficaram
um busto de Luis XIV, vários desenhos e a estátua eqüestre do rei
francês.
Bernini, juntamente com seu rival
Francesco Borromini, foi um dos fundadores da arte barroca. Entre suas
obras cabe destacar o baldaquino de São Pedro sobre o túmulo do apóstolo
Pedro, vários outros túmulos e fontes.
Bernini foi durante mais de dois séculos
desprezado pelos acadêmicos e classicistas, sendo considerado o melhor
exemplo do mau gosto e da monstruosidade artística. Com a reabilitação
do estilo barroco no século XX, voltou a ser reconhecido como um dos
maiores escultores e arquitetos de todos os
tempos.