DENNIS   OPPENHEIM
1938  --  2011
 
 
 

O escultor americano Dennis Oppenheim, considerado um dos artistas conceituais mais importantes da atualidade, morreu em 22 de janeiro de 2011, em Nova York, como confirmou seu amigo Juan Manuel Gabarrón, vice-presidente da Fundação Gabarrón. Oppenheim, segundo Gabarrón, preferiu nem comentar sobre a doença porque a considerava algo muito íntimo, morreu de câncer em um hospital de Nova York, aos 73 anos.

"Foi como um balde de água fria" expressou Gabarrón, membro de uma família bastante próxima ao escultor americano, com quem manteve amizade durante mais de vinte anos e com quem colaborou em projetos artísticos em várias ocasiões. "Era uma pessoa excepcional, como artista e como ser humano".

O artista americano, nascido em Electric City (no Estado de Washington) em 1938, pertenceu à geração da chamada arte conceitual, que, no final dos anos 60, se mostrou como reação ao minimalismo nos Estados Unidos.

Ele se transformou em um dos máximos expoentes da arte pública, uma corrente que evita os espaços tradicionais e 'invade' a rua com suas propostas.

 

Fonte:

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/morre-o-artista-americano-dennis-oppenheim

 

 
 
 

 
 Electric Field, 2006
 
 
 
 
 
 Wave Forms, 2007
 
 
 
 
 
Newton Discovering Gravity, 1984
 
 
 
 
 
 
 
Dennis Oppenheim nasceu em 1938 em Electric City, Washington. e morreu em 22.1.2011 em Nova York.
Recebeu um diploma de B.F.A. da "School of Arts and Crafts", Oakland, Califórnia, e um M.F.A. da "Stanford University", Palo Alto, Califórnia.
 
Dennis Oppenheim apresentou seus trabalhos internacionalmente em galerias e museus, entre os quais "Tate Gallery", Londres; "Stedelijk Museum", Amsterdã; "Whitney Museum of American Art" e "The Museum of Modern Art", Nova York; "Musée d'Art Moderne de la Ville", Paris"; "Galerie Pro Arte", Alemanha e "Joseph Helman Gallery", Nova York.
 
 

http://www.dennis-oppenheim.com/

 
 
   
 
Radiant Fountains, 2010

 
 
 
 Battle Drums, 2009
 
 
 
 
Still Dancing, Project for distillery district, Toronto, Canada
 
 
 
 
 
 
 
 
Créditos:
 
Fundo Musical:
Tears
 
 
 
 
Pesquisa e formatação:
Ida Aranha
 
 
 
 
 
Janeiro, 2011