FERDINAND PREISS
 
   
 

 
 
 
1882 - 1943 
 
 
Ferdinand Preiss nasceu em 13 de fevereiro de 1882 em Erbach,  Odenwald. Quanto estava com 15 anos seus pais morreram um em seguida ao outro, e as seis crianças foram criadas por amigos e parentes. Ferdinand vivia com a família do então famoso escultor de marfim, Philipp Willmann, onde aprendeu a profissão de seu benfeitor. Em 1901 Ferdinand deixou o ateliê de Willmann e viajou para Mailand, Roma e Paris, ganhando seu sustento como modelador.
 
Em Baden-Baden  veio a conhecer Arthur Kassler que se tornou seu companheiro e com ele fundou a firma Preiss & Kassler, uma empresa de escultura em marfim, com oficina em Berlin.
 
Em 1907 Ferdinand casou-se com uma berlinense, Margarethe Hilme, com quem teve dois filhos: Harry e Lucie. A princípio, os modelos adotados pela nova firma consistiam em pequenas esculturas em marfim, incluindo estatuetas de crianças e entalhes cujos temas  eram na sua grande parte inspirados em ideais clássicos. De 1910 em diante foram produzidos os primeiros trabalhos que combinavam bronze com marfim. A  fundição era feita pela companhia Gladenbech, em Berlin. Na época em que estourou a 1ª Grande Guerra Mundial, em 1914, a companhia já comportava seis empregados, todos entalhadores destacados, provindos de Erbach.

Imediatamente depois do fim da guerra, Preiss e Kassler montaram novamente a sua empresa, que alcançou plena expansão durante a década de 1920. Preiss era o diretor artístico, enquanto Kassler dedicava-se à parte comercial do negócio. A sua especialidade eram as esculturas "Art Déco" que combinavam marfim com bronze pintado, montadas sobre plintos de ônix ou mármore e algumas vezes também relógios de mesa ou abajurs. Os modelos, que eram praticamente todos desenhados por Ferdinand Preiss, eram produzidos em edições limitadas. Grande parte da produção foi exportada para a Inglaterra e para os Estados Unidos.

A firma Preiss & Kassler existiu até 1943, ano em que Ferdinand Preiss morreu de um tumor cerebral, aos 61 anos. A oficina com o acervo de amostras em Ritterstraße em Berlim, ruiu completamente num incêndio em 1945, pouco antes do fim da guerra, durante um bombardeio aéreo.

Ferdinand Preiss é considerado  um dos maiores escultores em marfim no cenário da "Art Déco" das décadas de 1920 e 1930. Suas esculturas em bronze e marfim estão entre as mais valorizadas no mundo.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Dianna, 1925
 

Uma peça maravilhosa de criselefantine  do princípio do século 20, (bronze e marfim) com a imagem de uma bela mulher usando seu arco e flexa com a roupa clássica em bronze e corpo de marfim esculpido, pousada sobre uma base de onix.

Altura  34 cm -- Largura 28 cm


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Tenderness, c. 1925
 
Bronze
Altura 24 cm  -  Largura 20 cm 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Flame Leaper,  c. 1925.
 
Bronze, marfim e resina sobre uma base de ônix verde
 Altura - 34,5 cm

 
 
 
 
 
 
 
 
The Flute Player. 1925 
 
Bronze e marfim pousado sobre uma base de ônix marrom e mármore preto.
 
Altura 41.5 cm
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Iphigenia, 1920
 
Bronze e marfim  sobre um plinto de mármore vermelho
Altura - 18 cm.
 
 
 
 
 
 
 
Spring Awakening, c.1930
 
Bronze e marfim
Altura 36.2 cm  -  14 1/4 pol.
Pedestal octognal em ônix. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ferdinand Preiss
The Charleston Dancer
 
 
 
 
Créditos:
 
 
 
Fundo Musical:
Morelia's Waltz
 
Compositor e intérprete ao piano:
Ernesto Cortazar, *1897   +1953
 
 
 
 
Pesquisa, tradução de texto e formatação:
Ida Aranha