IGREJAS SECULARES
III
 
 
 

 

Igreja de Santa Trinitá, Florença, Itália

(Sassetti Chapel)
 
 
A Igreja de Santa Trinitá foi construída no século XIII. No fim da década de 1470 Francesco Sassetti adquiriu os direitos de patrocínio para uma pequena capela, a segunda à direita do coro. A encomenda foi feita a Domenico Ghirlandaio que, entre 1482 e 1485, a decorou com afrescos sobre a vida de São Francisco de Assis.  
 
Na Capela Sassetti, Ghirlandaio combinou temas seculares, religiosos e clássicos para  produzir uma obra-prima admirável.
 
 

 Ghirlandaio, c.  1475 - View of the Sassetti Chapel, Santa Trinitá, Florence

 
 
 

 

Igreja dos Peregrinos, Wies, Alemanha
 
 
O arquiteto alemão Dominikus Zimmermann foi o responsável pelo elaborado interior rococó da Igreja dos Peregrinos de Wies, perto de Munique, construída entre 1745 e 1754.
 
A complexidade da riqueza interior contrasta vivamente com a sobriedade da parte externa da igreja.

 

 
 

 Dominikus Zimmermann, 1746-56 - Interior, Pilgrimage Church, Wies

 
 
 

 

Igreja da Ascensão , Sümeg, Hungria
 
 
Exteriormente insignificante, a decoração interior da Igreja da Ascensão - a Igreja Paroquial -  em Sümeg, é uma singular obra de arte.
 
O desenho da nave foi feito pelo Bispo Márton Biró e executado pelo artista austríaco  Franz Anton Maulbertsch, entre 1757 e 1758, e é, provavelmente,  a pintura mais representativa da arte Barroca Austríaca.
 
Os afrescos foram restaurados primeiramente em 1938 e, novamente, em 1966-69, para recuperar os danos feitos pela 2ª Guerra Mundial.
 
 
 

Franz Anton Maulbertsch, Interior of the church, Parish Church, Sümeg

 
 
 
 
 
Fundo Musical:
What a Friend We Have in Jesus
Joseph Medlicott Scriven, 1819-1886
 
Produção e formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha