LEONARDO DA VINCI
3
 
ESCULTURA
 
 
 
Self-portrait, 1512-1515
 
 

Leonardo nasceu a 15 de abril de 1452, na pequena cidade de Vinci, perto de Florença, centro intelectual e científico da Itália. O seu talento artístico cedo se revelou, mostrando excepcional habilidade na geometria, na música e na expressão artística. Reconhecendo estas suas capacidades, o seu pai, Ser Piero, mostrou os desenhos do filho a Andrea del Verrocchio. O grande mestre da Renascença ficou encantado com o talento de Leonardo e recebeu-o como seu aprendiz. 

Leonardo da Vinci foi o talento mais versátil da Itália do Renascimento. Os seus desenhos, combinando uma precisão científica com um grande poder imaginativo, refletem a enorme vastidão dos seus interesses, que iam desde a biologia, à fisiologia, à hidráulica, à aeronáutica e à matemática. Em 1482, aos 30 anos, oferece seus serviços ao conde Sforza, Ludovico, o Mouro, e segue para Milão, deixando em Florença, inacabadas, duas obras de pintura: a "Adoração dos Magos" e "São Jerônimo". Um dos pastores da "Adoração", ao que tudo indica, é o seu autorretrato aos 22 anos. O que encanta os críticos nas suas pinturas inacabadas é exatamente a possibilidade de se ver a obra de arte no ato da sua criação.

Fica em Milão até 1499 para projetar a catedral da cidade, mas acaba esboçando e construindo a rede de canais e um vasto sistema de irrigação e abastecimento de água. Além disto, planeja e organiza a defesa de Milão, pondo em prática sua "inventiva" na construção de máquinas para a guerra: o carro de assalto que imaginou, coberto com toras de madeira, movia-se à força de homens ou animais protegidos no seu interior, disparando sobre o inimigo com armas que se deslocavam sobre a abertura superior; o canhão de canos múltiplos disparava rajadas, como as metralhadoras inventadas séculos depois.

Urbanista, fez um projeto completo para a cidade de Milão, eliminando muros, alinhando ruas, prevendo esgotos, vias de dois pavimentos em que os pedestres andariam por cima, deixando a pista embaixo livre para veículos. As casas seriam amplas e ventiladas e haveria enormes praças e jardins públicos.

Ainda encontrava tempo para superintender as representações teatrais, organizar as sessões de música no palácio e dirigir as grandes festas, enquanto trabalhava numa gigantesca estátua equestre de Francesco Sforza, que nunca foi fundida. Só o cavalo estava completo quando os franceses, invadindo a cidade, destruiram o modelo em gesso, em 1500.

 

 

 
 
 
 
Outras referências à vida e obra de
Leonardo da Vinci
encontram-se no site
 
 
1 - Especiais/Leonardo da Vinci, 1, 2, 4, 5, 6 e 7,  e em
 
2 - Obras Célebres/Mona Lisa
 
 
 
 
 
Atribuído  a Leonardo da Vinci, aluno de Verrocchio,
Youth (detail) from "Beheading of St. John the Baptist,
from the Silver Altar of the Baptistery (1477-83)
Silver, 20.3 cm (8 in.)
Museo Dell'Opera del Duomo, Florence
 
 
 
 
 
1516-19 - Equestrian Statue - detail
Szépmûvészeti Múzeum, Budapest
 
 
 
 
 
1516-19 - Equestrian Statue - detail 2
Szépmûvészeti Múzeum, Budapest
 
 
 
 
 
1516-19 - Equestrian Statue
 Szépmûvészeti Múzeum, Budapest
 
 
 
 
 
1508-10 - Study for the Trivulzio Equestrian Monument
Royal Library, Windsor
 
 
 
 
 
1510s - Bust of Flora
 Staatliche Museen,Berlin
 
 
 
 
 
 
 Equestrial Monument, 1517-18
Royal Library, Windsor
 
 
Fonte (editada):
Gênios da Pintura, Abril S. A. Cultural e Industrial, São Paulo, SP.
Copyright Mundial 1967 Fratelli Fabbri Editori, Milão, Itália
Volume 1, pág. 183
 
 
 
Fundo Musical:
Rapsódia Húngara nº 2
 
Franz Liszt, *1811   +1886
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa,  edição de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
 
Janeiro, 2012
 
 
 
 
 
 
Ética na Internet
 
Respeite os créditos ao repassar
e não altere formatação alheia.