Palazzo  Ducale,  Veneza, Itália
 

O Palácio Ducal (Palazzo Ducale), também conhecido como Palácio do Doge, é um símbolo da cidade de Veneza e uma obra-prima do gótico veneziano. Surge na área monumental da Piazza San Marco (Praça de São Marcos), entre a Piazzetta e o Molo.

O palácio atual foi construído entre 1309 e 1424. Hoje é sede do Museo Civico di Palazzo Ducale (Museu Cívico do Palácio Ducal).

 
 
Vista do Palácio Ducal com as duas fachadas principais, uma voltada ao molo e a outra à piazzetta
 

As duas fachadas principais do palácio, voltadas para a piazzetta e para o molo, desenvolvem-se em dois níveis colunados encimados por um poderoso corpo em mármore esculpido aberto por grandes janelas ovais, com monumental balcão central, e coroado com pináculos.

 
 
 
A ponte dos suspiros
 

A Ponte dos Suspiros é uma ponte situada perto da Piazza San Marco em direção à Riva degli Schiavoni, que liga o Palazzo Ducale às Prigioni Nove, o primeiro edifício no mundo construído para ser uma prisão. Conta a lenda que, em tempos remotos, os prisioneiros, após julgamento no Palazzo Ducale, a atravessavam para a prisão e suspiravam por ser a última vez que veriam o mundo externo.

 
 

Sala del Collegio, por Francesco Guardi 

 

Da Sala delle Quattro Porte acedia-se à Sala dell'Anticollegio, ou seja, à ante-câmara do Collegio, onde, entre obras de Veronese, Tintoretto e Alessandro Vittoria, paravam as embaixadas e as delegações enquanto esperavam para ser recebidas em audiência.

 
 

 

Canaletto: catedral, Palácio Ducal, piazza, piazzetta e biblioteca em finais do século 18.

 

 
 
 
 

 

Fundo Musical:

Luna Rossa

Trilha sonora do filme "Astrigneme"

Daniele Gaudi, *1963

 

     

Produção e Formatação:

Mario Capelluto e Ida Aranha

 

      

 

mario.capelluto@globo.com

http://www.sabercultural.com.br