Dança das Czárdás

Czárdás é uma dança folclórica tradicional  da Hungria. Seu nome provem de "czárda", palavra antiga para "taverna".

Essa dança foi popularizada pelas bandas de ciganos húngaros e de países vizinhos como Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Croácia, Ucrânia, Transilvânia e Morávia, bem como entre os povos minoritários da região, inclusive os da Bulgária.

A música de Czárdás é caracterizada por uma variação de andamento: ela começa lentamente e finaliza em um ritmo muito rápido.

É dançada por pares de dançarinos, com as moças vestidas em saias largas tradicionais, de alegre colorido com flores, que tomam forma peculiar quando o par rodopia.

 
 
Vittorio Monti
 

Vittorio Monti (1868-1922) foi um compositor, violinista e maestro italiano. Monti nasceu em Nápoles, onde estudou violino e composição no Conservatorio de "San Pietro a Majell". Por volta de 1900  conseguiu uma designação como maestro da "Lamoureux Orchestra", em Paris, onde escreveu vários balés e operetas, como "Noël de Pierrot".

Sua única composição famosa é "Czárdás", escrita por volta de 1904, e tocada por quase todas as orquestras ciganas.

 
 
 
 
Roby Lakatos
 
 

Roby Lakatos nasceu em 1965 na legendária família dos Romani, violinistas descendentes de János Bihari, "Rei dos Violistas Ciganos". Roby Lakatos começou no meio musical ainda como criança, e aos nove anos fez sua primeira apresentação como primeiro violinista num conjunto "Romani". Sua musicalidade desenvolveu-se não somente no  meio familiar, mas também no "Béla Bartók Conservatory" de Budapest, onde ganhou o primeiro prêmio para violino clássico em 1984. Entre 1986 e 1996 ele e seus companheiros  encantaram audiências no "Les Atéliers de la Grande Ille", em Bruxelas, seu lar musical nesse período. Colaborou com Vadim Repin e Stéphane Grappelli, e sua interpretação foi grandemente aplaudida por Sir Yehudi Menuhin, que sempre fazia questão de visitar o clube em Bruxellas para ouvir Lakatos. Em março de 2004 Lakatos apresentou-se com grande sucesso com a "London Symphony Orchestra", no festival "Genius of the Violin".

Lakatos é um músico raro que desafia definições.Um músico de extraordinária versatilidade estilística. Sente-se igualmente à vontade tocando tanto música clássica como jazz ou música do folclore húngaro. 

Fontes:
Vários sites da Internet
 
 
 
 
 
 
Créditos:
 
Tradução, edição de texto, formatação:
Ida Aranha