Origem da música
"He Ain't Heavy, He's My
Brother" é uma balada popular escrita por Bobby Scott e Bob Russell. Foi
um sucesso em 1969 quando lançada por
The Hollies, com Elton
John ao piano, e em 1970 por Neil Diamond.
Scott e Russell tinham
sido apresentados um ao outro por Johnny Mercer num clube
na Califórnia. Apesar de que Russell estava morrendo de cancer
linfático, e os dois só se encontrarem três
vezes, conseguiram ser parceiros na canção. Após a morte de
Russell, os direitos artísticos sobre a música deram motivo a uma
batalha judicial pelos seus
herdeiros.
Origem do título O primeiro editor de "Kiwanis Magazine", Roe Fulkerson, publicou uma coluna em setembro de 1924 com o título "He Ain't Heavy, He's My Brother". A frase também é associada ao Padre Edward J. Flanagan, o fundador de "Boys Town". Padre Flanagan deparou com o desenho de um jovem carregando um menino na edição de Natal de 1941 do "Louis Allis Messenger". A legenda era "He ain't heavy Mister - he's m' brother!". O trabalho foi uma criação de Van B. Hooper, que mais tarde se tornou o editor da revista "Ideals". O desenho foi reimprimido na primeira tiragem de "Ideals" em dezembro de 1944. Padre Flanagan considerou que a imagem ilustrava o trabalho desenvolvido em "Boys Town" e recebeu permissão da editora em agosto de 1943 para recriar o desenho em cor, com a legenda "He ain't heavy, Father... he's m' brother." A frase tornou-se o lema da entidade "Boys Town", em Nebraska, USA.
FILME "Boys Town" (1938) é um filme biográfico sobre o trabalho do Padre Edward J. Flanagan com um grupo de adolescentes de risco numa entidade que ele fundou e denominou "Boys Town", cujo moto é "He Isn't Heavy, He's My Brother". Os artistas são Spencer Tracy como Padre Edward J. Flanagan, Mickey Rooney, Henry Hull, Gene Reynolds, Edward Norris e Addison Richards.
Fontes editadas: en.wikipedia.org/.../He_Ain't_Heavy,_He's_My_Brother www.lyricsdownload.com/hollies-he-ain-t-heavy-he-s-my-brother |