Jean  fouquet

(1420 – 1481)

Sua  obra-prima:

A  virgem  de  melun

1450

 
 
 
 

O díptico “A  virgem  de  melun”

 

 
 
 

 

A VIRGEM  DE  MELUN

(Lado  Direito)

“A Virgem de Melun” ou “A Virgem com o Menino e os Anjos” faz parte de um díptico elaborado pelo pintor francês Jean Fouquet. Foi realizado sobre madeira e pintado por volta de 1450. Mede 91 x 85 centímetros. Por ordem do Rei Carlos VII da França, essa obra foi encomendada por Étienne Chevalier, cavaleiro da corte.

Durante a Revolução Francesa, os dois painéis foram separados e vendidos. Atualmente a tábua esquerda encontra-se na Gemälderie de Berlim, enquanto a da direita acha-se no Museu de Belas Artes de Antuérpia.

Embora se trate de um tema sacro, com a presença de anjos, o modo como o pintor representou a Virgem está carregado de erotismo, ou seja, traslada do divino para a esfera do profano. A Madona tem um seio bem modelado à vista, e sua visão nada tem a ver com o tema, pois o Menino não se encontra amamentando, e o seio foi sempre visto como uma imagem erótica por si só. Contudo, alguns críticos têm para o peito nu uma explicação teológica: Maria mostra o seio aos homens em referência a seu papel de Mãe e de intercessora.

A Virgem é uma mulher belíssima, que usa um vestido de seda cinza azulado, entrelaçado de fita no decote, que deixa o ombro e o peito esquerdos a descoberto, usando na cabeça uma larga coroa de ouro com pérolas e pedrarias, e segura um luxuoso manto forrado de arminho.

A Virgem encontra-se num trono suntuosamente decorado com ouro, pedras preciosas e pérolas, transportado por um grupo de anjos azuis e vermelhos, que preenchem o restante da composição. Ela sustenta no joelho esquerdo o Menino Jesus,  nu e com o mesmo tom de pele da mãe.

É interessante notar o contraste irreal que o artista conseguiu, ao usar o azul e o vermelho na feitura dos anjos. Todas as cores usadas são fortes e contrastantes e não existe lógica espacial na composição. Contudo, os detalhes ornamentais usados na coroa e no trono demonstram extrema sensibilidade.

 
 
 
 
 

A VIRGEM  DE  MELUN

(Lado Esquerdo)

“A Virgem de Melun” ou “A Virgem com o Menino e os Anjos”

Na metade esquerda está retratado Étienne Chevalier com o seu padroeiro, Santo Estêvão.

Esta outra tábua mede 93 x 85 centímetros. Santo Estêvão aparece vestido de diácono. Sobre o livro, Santo Estêvão leva uma pedra pontiaguda, símbolo do seu martírio por lapidação.

Tratando-se de um quadro religioso, resulta marcadamente profano. A coloração é viva e a iluminação potente. A forma em que as figuras se situam no espaço obedece à influência italiana. O interesse com que capta as telas, os mármores, as pérolas, as gemas e o ouro, bem como a pele ebúrnea é de influência flamenga de Jan Van Eyck.

 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
El Grillo
Josquin Des Pres, *1450  +1521
 
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
 
Pesquisa :
Ida Aranha
 
Fonte Editada:
 
 
 
Realização: