A Adoração do Cordeiro Místico
(The Ghent Altarpiece)
 
Políptico por Hubert e Jan van Eyck
 Catedral de St. Bavo, Ghent, Bélgica
 
 
 
  
The Ghent Altarpiece (wings closed)
1432
Oil on wood, 350 x 223 cm
Cathedral of St. Bavo, Ghent, Belgium
 

 
O POLÍPTICO DE GHENT
The Ghent Altarpiece
(Asas fechadas)

 
Nos dias de semana as asas são fechadas, mostrando a Anunciação de
Maria e os retratos dos benfeitores, Joost Vijdt e sua esposa Lysbette Borluut, além de São João Batista e São João Evangelista.
 
O registro superior mostra a Anunciação a Maria em quatro painéis.
À esquerda vemos a mensagem do arcanjo Gabriel, à direita a resposta dada por Maria.
 
No registro inferior encontramos os doadores e, entre eles,  São João Batista e São João Evangelista como estátuas em plintos, pintadas em grisaille. No registro de topo, os profetas
Zaccariah e Micah olham para baixo atestando sobre o cumprimento das suas profecias, que estão contidas em bandeirolas flutuando atrás deles.

Entre eles estão duas sibilas, cujas profecias também prediziam a vinda de Cristo.
 
                                                          
 

 
 
 
 
 
 The Ghent Altarpiece                                                                                                                        The Ghent Altarpiece 
Angel of the Annunciation                                                                                                        Mary of the Annunciation
1432                                                                                                                                                                                        1432
Oil in wood                                                                                                                                                             Oil in Wood
Cathedral of St. Bavo, Ghent
                                                                                                    Cathedral of St. Bavo, Ghent
     
The Ghent Altarpiece                                                                                                                            The Ghent Altarpiece
Donor and St John the Baptist                                                                     St John the Evangelist and the Donor's Wife
1432                                                                                                                                                                                           1432
Oil on wood                                                                                                                                                              Oil on Wood
Cathedral of St. Bavo, Ghent                                                                                                       Cathedral of St. Bavo, Ghent
 
 
 
 
 

CATEDRAL DE ST. BAVO

GHENT, BÉLGICA

 
 
                                                          
 Cathedral of St. Bavo, Ghent, Belgium
 
 
 

 

CATEDRAL DE ST. BAVO

GHENT, BÉLGICA

 

A Catedral de St. Bavo, em Ghent, Bélgica, é muito citada pelo seu "Ghent Altarpiece", originalmente na Capela de Joost Vijd. Formalmente a obra é conhecida como "The Adoration of the Mystic Lamb", por Hubert e Jan van Eyck. Esta obra é considerada como a obra-prima de Van Eyck e um dos mais importantes trabalhos do início da Renascença no norte, bem como uma das mais expressivas obras-primas da Bélgica.

Várias das pinturas das asas foram compradas pelo colecionador inglês Edward Solli, em Berlim, em 1816. O Rei da Prússia, Frederic William III comprou-as em 1821 e, assim, elas permaneceram na Alemanha.

Durante a Primeira Guerra Mundial, outros painéis foram retirados da Catedral pelos alemães. Como parte da determinação judicial do Tratado de Versalhes (1919) depois do fim da Guerra, a Alemanha devolveu os painéis roubados junto com os painéis originais que tinham sido legitimamente comprados por Solli, como parte compensatória por atos destrutivos alemães durante a Guerra.

Os alemães ressentiram-se amargamente da perda dos painéis e no começo de outro conflito com a Alemanha em 1940, a Bélgica, no intuito de preservar a segurança das obras,  tomou a decisão de enviar as pinturas para o Vaticano. Os painéis estavam na França, em trânsito para o Vaticano, quando a Itália declarou Guerra ao lado da Alemanha. As pinturas foram guardadas num museu em Pau enquanto durasse o conflito, já que os representantes militares da França, Bélgica e Alemanha assinaram um acordo que requeria o consentimento de todas as três nações para a remoção dessa obra-prima.

Em 1942, Adolf Hitler ordenou que os painéis fossem apreendidos e levados para a Alemanha para serem guardados num castelo na Bavária. Quando os ataques aéreos dos Aliados tornaram o castelo bávaro perigoso para as pinturas, elas foram removidas para um amplo complexo de minas de sal em Altaussee, que já abrigava outras obras de Arte. 

O retábulo foi recuperado pelos americanos no fim da Guerra e retornou à Bélgica numa cerimônia presidida pela realeza belga no Palácio Real de Bruxelas, onde os painéis foram montados para a divulgação. Os oficiais franceses não foram convidados para a cerimônia, já que o Governo Colaboracionista de Vichy tinha permitido a remoção dos painéis para a Alemanha.

                                                                             
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
Créditos
 
Fundo musical:
Canto Gregoriano
Aleluia, Aleluia
 
 

 
 
 
Pesquisa, Tradução e Edição de texto, Formatação:
 Ida Aranha
 
 
 
 
Realização:
 
 
 
Outubro, 2012