THE  SEVEN  WORKS  OF  MERCY
 
MICHELANGELO  CARAVAGGIO

 
 
 
 
  Michelangelo Merisi da Caravaggio, c. 1607 -  The Seven Works of Mercy
 
 
 
 
 
As Sete Obras de Misericórdia
 
1 - Dar de comer a quem tem fome.
2 - Dar de beber a quem tem sede.
3 - Vestir os nus.
4 - Visitar os prisioneiros.
5 - Dar pousada aos peregrinos.
6 - Visitar e atender os doentes.
7 - Enterrar os mortos 
 
 

O  retábulo "As Sete Obras de Misericórdia" é uma pintura a óleo, com 390 cm x 260 cm, feita pelo artista italiano Michelangelo Merisi da  Caravaggio, c. 1607. Está na igreja de "Pio Monte della Misericordia", em Nápoles, Itália.  O trabalho foi originalmente planejado para ser feito em sete painéis. Por fim Caravaggio optou por produzir sua esplêndida obra-prima combinando todas as sete misericórdias em uma só composição. Foram assim distribuídas:

 

1 e 4 - Dar de comer a quem tem fome e visitar os prisioneiros

À direita está uma mulher amamentando um homem. Isto representa dois atos em uma cena: alimentando os famintos  e visitando os prisioneiros. A cena refere-se a uma antiga história romana, "Carità Romana", na qual uma mulher, Pero, amamenta seu pai, Simon,  que foi condenado a morrer de fome. Ela tinha licença para visitá-lo na prisão, mas não para levar-lhe comida. Como acabara de dar à luz, numa atitude de dedicação sublime, amamenta o pai faminto. Os guardas da prisão descobrem, levam o fato ao conhecimento das autoridades, que, sensibilizadas com essa devoção filial, decidem libertar o prisioneiro.

 

 

2 - Dar de beber a quem tem sede.

À esquerda, acima do peregrino com um bastão nas mãos, Sansão bebe água de um recipiente de osso. Essa alusão a Sansão remete ao episódio da Bíblia em que ele estava em perigo de morrer de sede e Deus deu-lhe água numa vasilha de osso.

 

 

3 e 6  - Vestir os nus,  visitar e atender os doentes.
 
O mendigo, nu e aleijado, não anda e se arrasta pelo chão.  São Martin com um traje cor de vinho,  o cumprimenta e dá atenção, dividindo seu manto em duas partes para agasalhar o mendigo.
 

 

5 - Dar pousada aos peregrinos.

Um peregrino, que se pode distinguir pela carapaça e pelo bastão, é a terceira figura à esquerda. Busca abrigo conversando com o dono de um albergue, que já aponta o dedo indicador mostrando o caminho a seguir para a pousada.

 

 

7 - Enterrar os mortos.

No segundo plano, à direita, dois homens carregam um homem morto. Pode-se ver seus pés. 

 

 

John T. Spide sugere que o anjo, na parte superior e ao centro do retábulo,  com a mão espalmada, transmite a Graça que inspira a humanidade a ser misericordiosa.

 

 
 
 
 
Michelangelo Merisi da Caravaggio, retratado por Ottavio Leoni. c. 1621
 

Michelangelo Merisi da Caravaggio (Milão, 29 de setembro de 1571 - Porto Ercole, comuna de Monte Argentano, 18 de julho de 1610) foi um pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610.

 É normalmente identificado como um artista Barroco,  estilo do qual ele é o primeiro grande representante. Caravaggio era o nome da aldeia natal de sua família, que ele adotou como nome artístico.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Concerto nº 8, em Lá Menor
Antonio Vivaldi, *1678   +1741
 
 
Pesquisa, tradução e edição de texto:
Ida Aranha