Francisco
José de Goya y Lucientes
(Jovem)
Brasão da
Espanha
A PINTURA DE
GOYA
I
BIOGRAFIA
Vida
Pintor espanhol, Francisco
José de Goya y Lucientes, nasceu em Fuentetoros, Saragoça, em 1746 e
morreu em Bordéus, França, em 1828. Filho de modesto dourador, Goya
tentou, sem sucesso, obter uma bolsa na Real Academia de Bellas Artes de
San Fernando, em Madri. Em 1774 conseguiu, por influência do seu cunhado,
o pintor Francisco Bayeu, a encomenda de uma série de 63
cartões de tapeçaria para a manufatura real, em Madri. Logo se fez
célebre, entrando para a Academia de San Fernando e tornando-se o primeiro
pintor da corte a partir de 1799. Em 1792 uma enfermidade o tornou surdo
para o resto da vida. Em 1808 José Bonaparte ocupou o trono espanhol. Goya
continuou no cargo, mas freqüentando pouco a corte dos "afrancesados",
servidores do novo monarca.
Em 1814 deu-se a restauração
do trono com Fernando VII, que confirmou Goya no cargo junto à corte. O
despotismo de Fernando VII restaurou o tribunal da Inquisição que submeteu
Goya a interrogatório por causa da "Maja Desnuda" ("A moça
despida"). A partir de 1820 o artista se isolou na Quinta del Sordo.
Em 1824, alegando razões de saúde, instalou-se em Bordéus. Ainda retornou
uma vez à Espanha em 1826, para retirar-se de vez, vivendo os seus últimos
anos em Bordéus, na companhia de Leocadia Weiss, permanecendo
extraordinariamente ativo em sua arte.
Obra
Goya é um dos três
maiores mestres da pintura espanhola, juntamente com El Greco e Velazques.
Dos três foi, sem dúvida, o caráter mais desconcertante, o mais rico de
contradições. Pintor e gravador, foi o artista eurupeu mais
importante de seu tempo e aquele que exerceu maior influência na evolução
posterior da pintura, já que suas últimas obras são
consideradas precursoras do
impressionismo.
Pintura
Goya começou sua carreira como
pintor religioso nos afrescos para Nuestra Señora del
Pilar e a capela da Casa de Sobradiel, em Saragoça. Mas, apesar
da técnica vigorosa demonstrada, esses afrescos não chegaram a ultrapassar
os limites convencionais do gênero. O primeiro estilo de Goya está nos
seus quadros "de gênero", que incluem a série de cartões de tapeçarias
iniciada em 1775 ( os cartões estão do Museu do Prado e as tapeçarias no
Escorial). Vários deles aproximam-se dos mestres franceses da
época.
Mas o grande estilo realista
de Goya só aparece nas composições posteriores a 1792, entre as quais se
pode citar "El Manicomio", "El Tribunal de la
Inquisición" "Procesión de flagelantes" e sobretudo
"El Entierro de la sardina" (todos na Real Academia de Bellas
Artes de San Fernando, em Madri). Nesses quadros Goya pretendeu fazer
observações "em que a invenção e a fantasia não têm finalidade", o que era
impossível, assegurava, nas peças encomendadas. Esses quadros, cujo
realismo sombrio se limita com o fantástico, são a primeira afirmação do
gênio soturno de Goya.
Também dificilmente podem ser
classificados de "realistas" os inúmeros retratos de Goya, inclusive os
seus famosos auto-retratos. Muitas dessas obras se aproximam de uma
caricatura cruel dos retratados. O quadro "Carlos IV y su
familia" só merece ser chamado de "realista" noutro sentido: o
grotesco e o caricatural das figuras, sobretudo a infanta Maria Josefa,
indicam intenções para além das aparências. O realismo de Goya é
psicológico e social em um primeiro nível, caminhando para a indagação da
natureza humana em toda a sua profundidade. Também suas majas
(moças), "Maja desnuda" e "Maja
vestida" ultrapassam o puro realismo erótico. A crueza agressiva
da "Maja desnuda" distancia o nu de Goya da "Venus"
idealizada dos pintores italianos.
Com a
restauração do poder de Fernando VII, Goya pintou os quadros
históricos "Dos de mayo" e "Tres de
mayo" retratando episódios da guerra. O "Tres de mayo",
que representa os fuzilamentos de patriotas espanhóis pelas tropas
francesas, é julgado a sua obra-prima de composição pictórica, tão
avançada que se fez modelo de um quadro famoso de Manet.
São do último período da vida de Goya as suas pinturas
mais impressionantes, quadros compostos em sua casa de campo, a Quinta del
Sordo. Obras como "Sábado de brujas". "El Coloso" e
"Saturno" representam o ponto-limite da visão sombria de Goya.
"Saturno" é um símbolo cruel de um poder devorador, que mostra a
evolução do pintor para uma visão trágica da condição humana.
Gravura
Goya é tão grande gravador
como pintor. Na pintura, sua arte evoluiu para um ensombrecimento
gradativo das cores, até o horror cinzento do "Saturno", onde só o sangue se destaca
da massa informe. A primeira série de gravuras, os Caprichos,
representam bem a dualidade do espírito de Goya. Distinguem-se nos
Caprichos, em que Goya empregou a técnica de gravura em
água-forte, dois conjuntos bem caracterizados: o primeiro é a sátira
dos costumes e vícios sociais; o segundo, sátira das superstições
populares sobre as bruxarias.
Na segunda e mais célebre
coleção de gravuras, Los Desastres de la guerra, ao invés do
pitoresco e do grotesco predominantes nos Caprichos, nos
Desastres há o predomínio do horror e da crueldade. As imagens de
violência da guerra napoleônica na Espanha são implacáveis. Também se nota
a mudança de técnica nessas gravuras: desaparece o traço esquemático dos
Caprichos, substituído pelo traço minucioso das figuras, sobre um
fundo negro e cinzento.
As gravuras que compõem a
Tauromaquia revelam um outro Goya, o observador dos espetáculos,
aficcionando que era das touradas. O touro e a sua fúria aparecem como
centro desse espetáculo. Nas gravuras de Goya os espectadores são uma
massa obscura ou são mesmo inexistentes. Mas, em Bordéus, já utilizando a
técnica da litografia, Goya compõe uma tauromaquia diferente. Nela, a
multidão é uma parte ativa. De qualquer modo, em Goya, o touro é uma
figura emblemática, simbolizando uma violência desenfreada que perseguia o
seu espírito como um pesadelo.
Os Disparates
(ou Proverbios) são de 1819-1824, período final de Goya na
Espanha. São, portanto, da mesma época das pinturas negras da Quinta del
Sordo e anteriores às litografias de Bordéus. Mas são o cume do clima de
pesadelo de sua obra gravada. As imagens não são atrozes como as dos
Desastres.
Projeção e
influência
Goya conheceu em vida um
prestígio artístico que jamais foi contestado pela posteridade. Ao
contrário, seu nome não cessou de crescer. Sua influência mais marcante se
verifica em algumas obras de Manet (a idéia da "Olympia" deriva
da "Maja Desnuda"). Suas gravuras impressionaram
Baudelaire e exerceram influência ativa sobre os expressionistas. Sua obra
teve, além disso, influência difusa na técnica de composição e no
colorido, na pintura, e na técnica de gravura em água-forte e água-tinta.
No fim da vida deu dignidade artística à litografia, processo então
incipiente. O espírito de Goya permanece vivo (como na "Guernica"
de Picasso) e, com as sucessivas interpretações de sua obra, ainda é
motivo de múltiplas controvérsias.
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Allegory
of the City of Madrid -
1810 |
Blind
Man's Buff -
1788-89 |
Charles
IV and his Family - c.
1800 |
Dance of
the Majos at the Banks of Manzanares -
1777 |
The
Second of May, 1808 (The Charge of the Mamelukes) -
1814 |
Fundo
musical:
Freudvoll
leidvoll, op. 84, 1º mov.mid
Ludwig
Van Beethoven *1770 +1827)
Produção
e Formatação:
Mario
Capelluto e Ida Aranha
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