FRANCESCO ALBANI VIDA Francesco Albani, pintor italiano, nascido em Bolonha em 1578, era filho de um negociante de seda que tencionava levar seu filho para o mesmo tipo de atividade, mas Francesco já aos doze anos começou como aprendiz em pintura, junto com Guido Reni, sob a orientação de Denis Calvert. Embora tenha ficado esquecido logo depois de sua morte, Francesco Albani atingiu considerável fama e prosperidade durante a vida. A maior parte de suas imagens são mitológicas, delicadamente equilibradas, inseridas numa paisagem bucólica. Albani foi redescoberto no século XX porque a sua forma de representar a natureza faz lembrar Poussin e Claude Lorrain. Faleceu em Bolonha em 1660, deixando muitos discípulos, entre eles Calo Cignani, Andrea Sacchi e Francesco Mola.
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Il Ratto di
Ganimede
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Christ
and the woman of Samaria at the
well |
OBRA Igualmente como muitos artistas de Bolonha na época, Albani foi para Roma estudar arte clássica, onde foi aluno de Maneirismo na Academia Carracci, dos irmãos Carracci (Annibale, Agostino e Ludovido), que tinha como discípulos Domenichino, Massari, Viola, Lanfranco, Giovanni Francesco Grimaldi, Pietro Faccini, Remigio Cantgallina, Guido Reni, entre outros. |
Jupiter and
Pandora
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The Rape
of Europe |
Em Roma Albani abriu uma
academia para pintores, onde atuava baseado nos desenhos de Annibale
Carraci, assumindo a totalidade dos afrescos da capela de San Diego
da Igreja de San Giacomo degli Spagnoli.
Seus melhores afrescos são
aqueles relativos a temas mitológicos, dos quais há um grande número em
Verospi, hoje Torlonia Palace. Trabalhou em Mantua em 1621-22.
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Adonis led to Venus
by Cherubs
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The
Baptism of Christ |
Sua admiração por antiguidade
clássica é evidente nas séries que pintou sobre temas
mitológicos, um gênero de pintura que, praticamente, foi estabelecido por
ele, que usava a mitologia na tradição alegórica, como pretexto para
pintar cenas às quais acrescentava ninfas
e deusas, diante de iluminadas paisagens
bucólicas.
Usando seu formato favorito
de tondo ou oval, Albani induziu uma
propensão para trabalhos alegres e serenos, que durou através
todo o século XVII. |
The Holy
Family
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Penitent
Mary Magdalene |
Quando perdeu a esposa
em 1625, Albani retornou a Bolonha, onde casou uma segunda vez e
radicou-se definitivamente.
O classicismo de
Albani pode ser visto em várias peças para o altar-mor de várias
igrejas, que ele pintou depois que retornou a
Bolonha. |
Diane and
Action
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The
Toilet of Venus |
Dentre os melhores temas sacros de sua autoria estão
St Sebastian e
Assumption of the Virgin, ambos
na igreja de San Sebastiano fuori le Mura, em
Roma.
Seus temas mitológicos incluem The Sleepin
Venus, Diana in the Bath, Daneë Reclining, Galatea on the Sea,
e Europa on the Bull. Atribui-se a
Albani a autoria de um desenho raro, The
Death of Dido.
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Fundo
Musical:
Voichesapete - Figaro
Wolfgang Amadeus Mozart, 1756-1791
Produção
e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
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