Helen
Mary Elizabeth Allingham
Helen Mary Elizabeth Paterson nasceu em 1848 na pequena vila de Swadlincote, em Derbyshire, Inglaterra. Era a mais velha dos sete filhos de Alexander Henry Paterson, um médico rural, e Mary Cance Herford, filha de um comerciante de vinhos de Manchester.
Quando Helen tinha um ano de idade, os Patersons mudaram-se para Altrincham, Cheshire, onde seu pai se dedicou à medicina, e a jovem família cresceu e prosperou. Foi durante estes anos que o talento da jovem Helen despontou, inspirado por sua avó materna Sarah Smith Herford, e especialmente pela tia Laura Herford, ambas artistas, então com muito prestígio.
Aos treze anos, essa infância despreocupada
foi interrompida pela morte de seu pai. Tratando de vítimas
locais durante uma epidemia de difteria, Dr. Paterson contaminou-se e
morreu em 1862, junto com a filha Isabel, de três anos. A família mudou-se
então para Birmingham, onde as tias paternas poderiam ajudá-la. Como o
talento de Helen continuava a crescer, entrou para a
Birmingham
School of Design e aos dezessete anos
conseguiu um lugar na Royal
Female School of Art, |
A Mother and Child Entering a Cottage
O ensino na Royal Academy era gratuito, mas Helen precisava de meios para suas despesas pessoais e alojamento. Procurou trabalho desenhando figuras e cenas em preto e branco, e em 1869 obteve a encomenda da revista Once a Week para a ilustração de quatro páginas inteiras. Seu trabalho foi muito bem recebido, o que lhe trouxe mais encomendas de outros periódicos e livros infantis, enquanto continuava a freqüentar a escola três vezes por semana.
Em 1870 Helen foi contratada como um dos membros fundadores - e única mulher - no The Graphic, um magazine semanal de alta qualidade. Encomendas para ilustrar livros e periódicos continuavam a jorrar e, em 1872, Helen decidiu encerrar seus estudos na Academy e trabalhar como artista comercial. As expressivas encomendas que recebia incluiam ilustrações para o novo romance de Thomas Hardy, "Far From the Madding Crowd", e uma série de romances para moças, escritos por Juliana Ewing. Matriculou-se para aulas noturnas na Slade School e começou a trabalhar com o renomado poeta e editor irlandês de Fraser's Magazine, William Allingham. Casaram em 22 de agosto de 1874. |
William Allingham
Nascido em Ballyshannon, Irlanda, William Allingham era
vinte e quatro anos mais velho que Helen, sendo uma figura bem
estabelecida nos círculos literários de Londres. Agora,
livre da necessidade diária de ganhar seu sustento, Helen se desligou
do trabalho no The
Graphic e voltou à sua verdadeira
preferência: as aquarelas. Dois trabalhos desses, The
Milkmaid e Wait
for Me, foram aceitos para a exposição da
Royal
Academy Summer em 1874, e vendidos
durante a exposição. Com o patrocínio do eminente aquarelista Alfred
Hunt, ela conseguiu ser aceita como membro na Royal
Watercolour Society em 1875, e, mais
tarde, tornou-se a primeira mulher a ser admitida como sócia efetiva.
Helen teve três filhos, Gerald Carlyle, Eva Margaret (conhecida como Evey) e Henry William. Durante os sete anos que os Allinghams moraram em Londres, Helen expôs mais do que uma centena de aquarelas, algumas usando seus próprios filhos como modelos.
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Children on a Path Outside aThatched Cottage West Horsley
Surrey
Em
Os anos em que viveram em Sandhill foram os mais felizes e
mais prolíficos para Helen e William. Os plácidos
arredores foram inspiradores para a poesia de William e para a
pintura de Helen, que fez muitas aquarelas da região
rural, jardins floridos, seus filhos e, mais do que tudo, numerosas e
pitorescas construções rurais antigas. Esse tema tornou-se
muito popular em Londres e, em 1886, ela foi convidada a apresentar
uma exposição individual sob o título de Surrey
Cottages pela Fine
Art Society,
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A
Cottage With Sunflowers at Peaslake
As
estradas de ferro estavam atravessando a zona rural, com uma
classe média crescente procurando novas residências confortáveis no
campo. As
antigas, com telhados de colmo, que permaneceram intactas por
centenas de anos, agora estavam sendo modernizadas ou mesmo demolidas.
Rapidamente Helen partiu para imortalizar estes antigos baluartes,
capturando cada detalhe acuradamente, com um estilo sensível e
simpático, inigualável por outros artistas da época. Até hoje
seus trabalhos são estudados por arquitetos para melhor conhecerem a
técnica de um tempo perdido.
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Irish Cottage
Por volta de
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Lessons, Evey and Henry
Em 1905, com seu irmão Arthur Paterson, participou dum livro
intitulado
The Homes of Tennyson. Editou,
ainda, vários livros de poesia de William, e participou
com 64 quadros para um livro de Stewart Dick intitulado
The
Cottage Homes of England, publicado em
1909. Helen continuou a pintar e a expor até o fim da vida.
Em setembro de 1926 morreu de uma doença repentina quando
visitava uma antiga amiga |
Fundo musical:
Enigma Variations
Edward Willian Elgar, 1857 - 1934
Produção: Mario Capelluto
Texto-tradução: Ida Aranha
Formatação: Julia Zappa
mario.capelluto@terra.com.br
www.saber.cultural.nom.br
www.sabercultural.com
Abril 2008
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