Auto-retrato
ANDREA
MANTEGNA
(1431-1506)
Pintor e gravador italiano, Andrea Mantegna estudou em Pádua
com Francesco Squarcioni, seu pai adotivo. Pádua constituía, na época,
juntamente com Roma e Florença, uma das capitais intelectuais da Itália. O
ambiente era de intensa fermentação artística.
Mantegna pintou metade dos afrescos da igreja dos Eremitani, em
Pádua: "Vocação" e "Sermão de São Tiago", "Julgamento de São Tiago",
"Caminhada para o Suplício" e "Martírio de São Tiago". No "Martírio, pela
primeira vez na história da pintura, o fundo constituído pela paisagem
adquire um relevo capital. Além desses afrescos, Mantegna pintou nessa
igreja imagens de São Paulo, São Pedro e São Cristóforo, em 1449, além do
querubim que aparece no arco da entrada.
Em
1454, estabeleceu-se em Veneza. Aí pintou a tela "A Morte de Maria", obra
capital de um classicismo calmo, consciente, com admirável paisagem no
fundo; o quadro se encontra no Museu do Prado, em Madri.
De
Veneza Mantegna parte para Mântua, onde, de 1459 a 1463, trabalha como
pintor na corte dos Gonzaga. Retrata "A Família Gonzaga", no
"Castello di Corte", em Mântua, série de retratos de realismo
pungente. Executa "O Triunfo de César", apoteose de cor e movimento,
realizada sobre tela de 27 metros de largura por cinco de comprimento,
conservada no castelo de Hampton Court. É a obra-prima dos profundos
conhecimentos arqueológicos do mestre. Outras obras representativas do
período são "Adoração dos Reis Magos", "Ascensão"; esta última é obra de
cores vivas, contrastantes, de delineamento extremamente minucioso, rica
em detalhes. Com a mesma sensibilidade, foi executado o "Cristo no Jardim
das Oliveiras" (National Gallery, Londres). A técnica utilizada é quase a
da miniatura.
Em
1475, o contato de Mantegna com o ambiente de Florença é fecundo para o
desenvolvimento de sua obra. Cultiva, pictoricamente, o humanismo; a
Antiguidade clássica ressurge em suas obras. Datam de então os dois
esboços de bacanais e a monumental "Madona" da igreja San Zeno Maggiore,
em Verona. Das últimas grandes obras de Mantegna são a severa "Pietà"
(Galeria Brera, Milão) e o "Parnaso", inteiramente pagão, no Louvre, em
Paris.
Caracterização - Mantegna foi o introdutor do Renascimento e
renovador da pintura na Itália setentrional. Recebeu influência do
Renascimento florentino, principalmente de Andrea del Castagno e
Donatello. A cópia de estátuas gregas, nos primeiros tempos de sua
aprendizagem, marcou acentuadamente o clima espiritual de seu desenho. A
pintura de Mantegna geralmente se expressa em tonalidades frias. Sua arte
representa de maneira vigorosa quadros religiosos e cenas da Roma antiga.
É tipicamente renascentista. Mas também ensinou aos venezianos, a Giovanni
Bellini e outros, a arte da paisagem do fundo.
Fonte: Enclopédia Mirador
Internacional. |
1457-1459 - The
Crucifixion
San Zeno,
Verona - Italy |
c.1459, Agony
in the Garden National Gallery, London,
UK |
c.1454 - Death
of the Virgin
Museo del
Prado, Madrid, Spain |
The Adoration
of the Magi
Galleria
degli Uffizi, Florence,
Italy |
1541-53 -
Adoration of the Shepherds Metropolitan Museum of Art, New York,
USA |
c.1457-60 -
Mary with child
San Zeno,
Verona, Italy |
Fundo
Musical:
Ad Te
Suspiramus
Antonio
Vivaldi, *1678 +1741
Produção e
Formatação:
Mario
Capelluto e Ida Aranha
|