Anne-Louis Girodet de Roussy-Trioson
 
 Self-Portrait

 

Anne-Louis Girodet de Roussy, mais conhecido sob o nome artístico Girodet-Trioson, ou mais simplesmente Girodet, é um pintor francês nascido em Montargis em 5 de janeiro de 1767, morrendo em Paris em 9 de dezembro de 1824. O adendo Trioson foi adotado em honra de seu benfeitor, Dr. Trioson.

 Girodet foi aluno de Jacques-Louis David e ganhou o "Prix de Rome" em 1789 pelo quadro "Joseph Recognized by his Brothers", permanecendo na Itália por vários anos, onde captou muitos valores da Renascença Italiana dos mestres Correggio e Leonardo da Vinci.

Giroded constantemente escolhia temas literários, mas também ganhou renome por suas pinturas glorificando Napoleão ("The Revolt of Cairo", Versailles Museum, 1810) e era um retratista de mérito. Um de seus retratos mais conhecidos, "Mademoiselle Lange as Danae" (Minneapolis Institute of Arts, 1799), causou escândalo por suas satíricas alusões sexuais.

Em estilo e técnica ele continuou seguindo David, mas foi aclamado pelos jovens "Românticos" pela escolha de temas e sua leitura emocional,  por estar particularmente interessado  em variados efeitos de cor e nos problemas de concentração de luz e sombra, como em "The Sleep of Endymion" (1792) e "The Entombment of Atala" (1808), ambos no Louvre.

Girodet trocou Roma por Nápoles, mais tarde visitou Florença e Gênova, onde se encontrou com Gros e voltou para a França em 1795. No Salão de Paris de 1793 Girodet apresentou "Endymion Asleep", que divergia da tradição Neoclássica e empregava nuances delicadas de iluminação e cor que antecipavam os efeitos da Arte Romântica. Este estilo "transitório" entre Neoclassicismo e Romanticismo é visto em muitos trabalhos de Girodet, como "Hyppocrates Rejecting Artaxerxes' Gifts" (1793; "Ossian Meeting Shadows of French Warriors" (1802), "The Entombment of Atala" (1808) e outros. Em 1808, Girodet tornou-se membro da "Légion d'Honneur".

Giroded constantemente escolhia temas literários, mas também ganhou renome por suas pinturas glorificando Napoleão ("The Revolt of Cairo", Versailles Museum, 1810) e era um retratista de mérito. Um de seus retratos mais conhecidos, "Mademoiselle Lange as Danae" (Minneapolis Institute of Arts, 1799), causou escândalo por suas satíricas alusões sexuais.

Suas tentativas em abandonar o estilo monumental em favor dos primitivos temas românticos que eram, então, muito populares na França, estimularam veementes críticas de seu professor Jacques-Louis David.

Em 1812 Girodet herdou uma fortuna, e depois disso passou a pintar menos, dedicando-se a ilustrar livros de Virgil, Racine, Bernardin de Saint Pierre e outros autores, a escrever poesia e traduzir autores gregos e romanos.

 
 
 
 
 
 

1798 - Mademoiselle Lange as Venus - Museum der bildenden Künste, Leipzig

 
 
 
 
 

1808 - Portrait of Queen Hortense - Rijksmuseum, Amsterdam

 
 
 
 
 

1797 - Portrait of J. B. Belley, Deputy for Saint-Domingue - Musée National du Château, Versailles

 
 
 
 
 

1800 - Benoît-Agnes Trioson  - Musée du Louvre, Paris

 
 
 
 
 

1808 - The Entombment of Atala - Musée du Louvre, Paris

 
 
 
 
 

1802 - Ossian Receiving the Ghosts of French Heroes - Musée National du Château de Malmaison, Ruei

 
 
 
 
 
 
 
Créditos
 
Fundo Musical:
Grande Valse Brillante, Opus 18
François Fréderick Chopin, *1810   +1849
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
 
Tradução, edição de texto, formatação:
Ida Aranha