Brasão da Província de Veneza, Itália
 
 
 
BERNARDO BELLOTTO
 
     
 BIOGRAFIA
 
VIDA
 
 
Pintor e gravador, Bernardo Bellotto nasceu em Veneza a 30 de janeiro de 1720 e morreu em Varsóvia a 17 de outubro de 1780. Sobrinho de Antonio Canal (Canaletto), aos 15 anos começou a estudar com o tio, assimilando seu método de trabalho.
 
Dotado de espírito aventureiro, empreeendeu inúmeras viagens. Em 1747 estabeleceu-se na  Saxônia, passando seus últimos anos na corte da Polônia, sob os auspícios do Rei Augusto III da Saxônia e Polônia. 
 
  
OBRA
 
Bellotto pintou inúmeras vistas de Dresden e Varsóvia, mas também de Turim e Viena, conservando grande parte das características de Antonio Canal, embora com técnica menos apurada. Dessas vistas, 37 são conservadas em Dresden. Em Viena, Bellotto criou também muitas obras, hoje na galeria Liechtenstein. Em Varsóvia decorou palácios e residências reais. Foi ainda gravador, destacando-se suas paisagens e as "Vistas da cidade de Dresden".
 
Suas obras estão principalmente nos museus de Dresden, Viena e Varsóvia. A mostra abaixo compõe-se  de quadros expostos no Museu Hermitage, em São Petersburgo, Rússia.
 
 
 
 
    
  


Old Market-place in Dresden - 1752

>
Market-place of the Neustadt in Dresden -1752


View of Pirna from the Right Bank of the Elba -  1753


The Moat of Zwinger in Dresden -  1750


View of Pirna from Posta - 1753

 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Mandolin, Concerto in C - Allegro Mod.
Antonio Vivaldi, 1678-1741
 
 
Produção e formatação:
Mario Capelluto - Ida Aranha