Retrato de Boucher por Gustav Lundberg,
1741
numa
versão em preto e branco
FRANÇOIS BOUCHER
1703-1770
3
Boucher
dominava todos os ramos da pintura decorativa e ilustrativa, desde
esquemas imensos de decoração para o cartelo real de Versailles,
Fontainebleau, Marly and Bellevue, a desenhos para leques e chinelos. Em
seus quadros típicos ele transformava os temas tradicionais
mitológicos em cenas indecorosas e galantes, pintando o corpo
feminino com uma sensualidade primorosa, notadamente no célebre "Reclining
Girl" .
Ao fim de
sua carreira, como o gosto francês tivesse mudado em direção ao
neoclassicismo, Boucher foi criticado, principalmente por Diderot, por sua
artificialidade e colorido estereotipado; ele confiava no seu repertório
próprio de temas em lugar de pintar cenas da vida e da natureza. Na
verdade, seu trabalho muitas vezes mostra os efeitos da superficialidade e
superprodução, mas nos seus melhores momentos tem um encanto
irressistível e brilhante execução, qualidades que ele passou
adiante ao seu aluno mais importante, Fragonard.
Outras informações sobre a
vida do artista e
sua obra são encontradas
no site:
Página " Pinturas", Seção Pintores,
Boucher, François
Mostras 1, 2 e 4
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1737 -
The Rest on the Flight to Egypt
The
Hermitage Museum at St. Petersburg |
1743 - Madame Boucher
Frick Collection, New
York |
Diana after the Hunt
Musée Cognacq-Jay, Paris |
1745 - Brown Odalisque
Musée du Louvre |
1757 - Vulcan Presenting Venus with Arms for Aeneas
Musée du Louvre |
Fundo Musical:
Minueto
Luigi
Boccherini, *1743 +1805
Produção
e Formatação:
Mario
Capelluto e Ida Aranha
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