KÁROLY  BROCKY
 
 
 
 
 
 
 
 
 after 1850 - Self-portrait -  Hungarian National Gallery, Budapest
 
 
 
Pintor húngaro, Károly Brocky nasceu em Temesvár em 1807 e morreu em Londres em 1855.
 
Depois de estudar na "Art Academy" em Viena, foi para a Itália em 1835 e para Paris em 1837, onde sua arte progrediu, principalmente copiando telas antigas no Louvre.
 
 Estabeleceu-se em Londres em 1838, e logo depois recebeu encomendas da corte. Além de retratos da Raínha Victoria e do Príncipe Albert, etc., ele pintou quadros com figuras mitológicas sob a influência dos mestres italianos da Renascença. Seus nus e retratos de mulheres cheias de vida fazem com que sua arte seja atrativa. O eclético retábulo "Crist and the Woman from Samaria", refletindo vigorosamente a influência dos mestres da Renascença, foi presenteado à igreja Luterana de Eperjes, mas queimou-se em 1913.
 
Seus trabalhos mais expressivos são:  "Poverty", "Woman in Yellow Clothes", "Sleeping Bacchante", "Woman in Black Clothes", "Amor and Psyche", and "Resting Psyche" (Hungarian National Gallery)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  1843-50  - Bust of a Young Woman (Summer) - Private collection
 
 
 
1850-55 - Cupid and Psyche - Hungarian National Gallery, Budapest
 
 
 
 
1850-55 - Resting Psyche (Venus and Faun) - Hungarian National Gallery, Budapest
 
 
 
 c.1843 - Lucy Ashton and Ravenswood Visiting Blind Alice - Private collection
 
 
 
 c.1850 - Woman Standing at a Window - Private collection
 
 
 
 
 c.1853 - Ceres and Triptolemos - Herman Ottó Museum, Miskolc
 
 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Étude Opus 60, nº 22
Matteo Carcassi, 1792-1853
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha