Self-Portrait, c.1880. Watercolor on
paper.
The
Smithsonian Institution, National Museum of American Art,
Washington, D.C., USA
Mary Cassatt, notável artista
estadunidense, nasceu em 1844 em Allegheny City, Pennsylvania,
hoje pertencente a Pittsburgh. Sua atuação
foi fundamental para a aceitação do movimento artístico
impressionista nos Estados Unidos.
Filha de um bem sucedido homem de
negócios, graças à boa situação econômica de sua família,
cresceu em um ambiente de muitas viagens como parte integral
para sua educação, e antes dos seus 10 anos
já tinha visitado muitas capitais europeias, incluindo
Londres, Paris e Berlim. Passou grande parte de sua juventude
na Europa, onde se tornou assídua frequentadora de museus. A
despeito das objeções familiares, decidiu-se pela pintura
profissional e começou a estudar esta arte na "Pennsylvania
Academy of the Fine Arts" in Philadelphia, Pennsylvania
(1861-1865).
Por causa do machismo em seu país e a
resistência da família, foi morar em Paris (1866), onde expôs
pela primeira vez (1874) e seus temas causaram admiração no
famoso pintor francês Edgar Degas (1834-1917), que a
apresentou ao círculo de pintores impressionistas. A forte
influência desses artistas iniciada desde então, aliada à
delicadeza de colorido e à precisão do traço,
características adquiridas a partir das gravuras japonesas
expostas em Paris (1890), determinaram o estilo de sua obra
posterior.
Retornou aos Estados Unidos com o início
da Guerra Franco-Prussiana, indo morar com os pais. Seu pai
continuava resistindo à sua vocação e não lhe deu o apoio
financeiro necessário para desenvolver seu trabalho e, assim,
ela retornou para a Europa (1871), apoiada pelo arcebispo de
Pittsburgh. Ganhou o prêmio "Légion d'Honneur" (1904) e entre
suas telas mais famosas figuram "Woman Bathing" e "The
Coiffure".
Por causa de problemas de catarata na
visão, parou de pintar (1914) e, vítima de diabetes,
reumatismo e neuralgia, morreu em Château de Beaufresne, perto
de Paris, em 1926, e foi enterrada no
Mesnil-Théribus. Em consequência da influência de
Degas, seus trabalhos foram marcados com ênfase no estilo
suave ou lírico da pintura.