Paul Cézanne, Self-portrait
PAUL CÉZANNE
2
(Notas biográficas -
continuação)
Após
uma estada em Aix, em 1873 vai a Auvers-sur-Oise, onde se acha Pissarro,
que o encaminha para a pintura ao ar livre do Impressionismo. Inicia-se
então a verdadeira carreira do artista. A primeira obra-prima da fase é
"La Maison du pendu" (1873; "A Casa do Enforcado", Musée du Louvre,
Paris), seguida de uma série admirável de naturezas-mortas ("Le Buffet,
1873-1877, Museu de Belas-Artes de Budapest); "Dahlias dans um pot de
Delft" (1873; "Dálias em um vaso de Delft), Musée du Louvre, Paris), tema
que, pela simplicidade dos motivos, será uma constante em sua
obra.
De
1874 a 1877 participou das exposições impressionistas, mas sua real
ambição era ser aceito no Salon, que sistematicamente rejeitava seus
envios. Diante da hostilidade do público, da crítica e mesmo de seus
colegas impressionistas, Cézanne volta a Aix, indo raramente a Paris. Em
1886, rompe com Zola, por sentir-se retratado no romance "L'Oeuvre" (A
Obra), no personagem de um pintor fracassado. Prefere lugares como Médan,
La Roche Guyon e Gardanne, onde sua obra atinge a maturidade, ao
incorporar a experiência impressionista à conclusão de que a pintura é
produto de uma reconstrução da natureza feita através de um raciocínio
lógico. Pinta a paisagem de Gardanne com sua ponte de arcos ("La Montagne
Sainte-Victoire avec les Arcs", 1885-1887; "O Monte Santa-Vitória com os
Arcos", Courtauld Institute, Londres) ou a montanha que domina a região
("La Montagne Sainte-Victoire", 1904-1906; "O Monte Santa Vitória",
coleção particular, Zurique), quadros que existem em várias versões.
Sintetiza cada vez mais a figura humana ("Les Joueurs de Cartes", 1888;
"Os Jogadores de Cartas", Musée du Louvre, Paris, uma ds cinco versões do
quadro).
Outras
referências sobre vida e obra do artista encontram-se
em:
Fonte:
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia
Britannica do Brasil Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 5,
págs. 2.273-2.274. |
Artist's Father
Reading - National Gallery of Art at Washington
D.C |
Madame Cézanne
2 |
Cherries and Peaches, 1883-87 - Los Angeles County
Museum of Art |
Card Players with
Pipes |
Couples Relaxing by a
Pond |
House of Piere
La Croix - National Gallery of Art, Washington
D.C |
Fundo
Musical:
Yarra
Song Waltz
Rudolf
Bial, *1834 +1881
Produção:
Mario
Capelluto
Pesquisa
e Formatação:
Ida Aranha
|