Self-portrait in a Felt Hat
PAUL CÉZANNE
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Notas biográficas
(continuação)
Em 1898, após o
falecimento dos pais, Cézanne instala-se numa pequena casa em Aix, onde
vive solitário com uma velha governanta. Sua arte atinge o auge da
depuração nas vistas de "L'Estaque" (1885-1905; Musée du Louvre, Paris) e
nas paisagens "Le Grand Pin" ("O Grande Pinheiro", Museu de Arte, São
Paulo). Dedica-se então a "refazer Poussin d'après nature", isto é,
reconstruir a arte dos grandes classicistas, modulando a cor em curtas
pinceladas para dar a impressão do volume.
Escreveu nesse tempo que
na natureza tudo se pode reduzir ao cilindro, à esfera, ao cone, quer
dizer, que a estrutura íntima das coisas pode ser expressa através de
formas geométricas simples, em vez de pela visão fugaz dos
impressionistas. Sua capacidade de executar uma arte como "coisa mental",
fundada em valores despidos de ornamentalismo, ao mesmo tempo que expressa
o desenho e a construção rigorosa ("Les Grandes Baigneuses", 1900-1905;
grande quadro de mulheres banhistas, "Museum of Fine Arts", Philadelphia),
passou a ser reconhecida nas salas que lhe foram dedicadas no "Salon
d'Automne" (1904, 1906, 1907), que atrairam a admiração ilimitada de
jovens da vanguarda, como Matisse, Braque, Picasso, Lhote e inúmeros
outros, dele derivando o Cubismo e o Fauvismo. Cézanne é o verdadeiro
fundador da pintura moderna.
Outras
referências sobre vida e obra do artista encontram-se
em:
Pintores
Cézanne, Paul 1 e Cézane, Paul
2.
Fonte:
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia
Britannica do Brasil Ltda. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 5,
págs. 2.273-2.274. |
Madame
Cézanne |
Vessels, Basket and Fruit
(The Kitchen Table), 1888-90 - Musée d'Orsay,
Paris |
Montagne Sainte-Victoire (Grand Pine), 1890-94 - National
Gallery of Scotland,
Edinburgh |
Turn in the
Road |
View of Auvers-sur-Oise (The Fence), 1873 - Private
collection |
Girl at the Piano (Ouverture to Tannhäuser), 1868-69
- The Hermitage, St.
Petersburg |
Fundo
Musical:
Sinfonia
nº 40
Wolfgang
Amadeus Mozart, *1756 +1791
Produção:
Mario
Capelluto
Pesquisa
e Formatação:
Ida Aranha
|