1834 |
- |
Hilaire
Germain Edgar de Gas nasce no dia 19 de julho em Paris, na Rua Saint
Georges. Seu pai, Pierre Auguste Hyacinte. de Gas, é um banqueiro
parisiense, e sua mãe, Célestine Musson, é de família crioula,
originária de New Orleans. |
|
|
|
1845 |
- |
Inicia o
1º grau na escola Louis-le-Grand. Visita o Louvre com o pai, amante
da arte e da musica. Conhece os mais importantes colecionadores de
arte, entre os quais Valpinçon, proprietário da
"Banhante" de Ingres. |
|
|
|
1847 |
- |
Morre sua
mãe. |
|
|
|
1853 |
- |
Terminados os estudos do 2º grau, o jovem Degas começa a
frequentar assiduamente o Louvre e o "Cabinet des Estampes" da
"Bibliothèque Nationale de Paris". Copia os grandes mestres do
passado, entre os quais Dürer, Mantegna, Rembrandt, Goya, Giotto,
Paolo Uccello, Luca Signorelli, François Clouet, Hans Holbein. Abre
o seu primeiro ateliê no apartamento paterno da Rua Mondovi, em
Paris. Frequenta por poucos meses o ateliê de
Barrias. |
|
|
|
1854 |
- |
Torna-se
aluno de Louis Lamothe, discípulo de Ingres, e das obras do qual,
Degas será, pela vida toda, um grande admirador. Primeira
viagem à Itália para estudar. Vai até Nápoles para visitar o avô
paterno. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Portrait of the
Artist | |
|
|
|
1855 |
- |
Apresentado pôr Lamothe, entra na "École des Beaux-Arts", mas
logo se cansa do ensino acadêmico. Conhece Ingres, que já tinha 75
anos. |
|
|
|
1856 |
- |
Retoma as
viagens à Itália, indo a Roma, Nápoles, Florença, alternando
com estadias em Paris, onde se torna assíduo frequentador da
"Opéra". Começa a pintar os retratos das éprimas Bellelli que viviam
em Florença. |
|
|
|
1857 |
- |
Passa uma
temporada em Roma; frequenta a "Accadémie Français", onde conhece
Gustave Moreau. Realiza numerosas cópias de obras do período
quatrocentista italiano, alguns desenhos de modelo, e rascunhos a
bico de pena, e a aquarela, de paisagens. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Portrait of René-Hiláire de Gas Roman Beggar
Woman | |
|
|
|
1858 |
- |
Viaja
para Viterbo, Orvieto, Perugia, Assis e Florença, onde, no Café
Michelangelo, frequenta os "Macchiaioli". |
|
|
|
|
|
Works: |
|
The
Bellelli Family | |
|
|
|
1859 |
- |
Volta
definitivamente para Paris, e, mesmo com a sua rica bagagem cultural
do "passado", se imerge totalmente na realidade do "presente",
vivaz, dinâmico, moderno. Os seus modelos são aqueles que a
realidade parisiense lhe oferece; "cantoras de café-concerto",
"bailarinas", "músicos de orquestras", "lavadeiras", "passadeiras",
"mulheres que fazem higiene pessoal", "prostitutas", e também se
dedica aos "retratos de familiares". |
|
|
|
|
|
Works: |
|
The
Daughter of Jephthah | |
|
|
|
1860 |
- |
Works: |
|
The
Young Spartans Exercising Semiramis Building Babylon
| |
|
|
|
1862 |
- |
No Louvre conhece Manet,
do qual se torna amigo e que o introduz no seu grande círculo de
amizades. |
|
|
|
1865 |
- |
Degas expõe pela
primeira vez no "Salon". |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Medieval War Scene A Woman with Chrysanthemums
| |
|
|
|
1866 |
- |
Passa a
frequentar o "Café Guerbois", onde fervem as polemicas contra os
"acadêmicos". No "Salon" expõe quadros representando "corridas de
cavalos". |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Race
Horses Before the Grandstand
| |
|
|
|
1867 |
- |
Works: |
|
Portrait of Joséphine Gaujelin
| |
|
|
|
1868 |
- |
Works: |
|
Mr.
and Mrs. Edouard Manet | |
|
|
|
1869 |
- |
Hóspede
de Manet, em Boulogne-sur-mer, Degas pinta uma série de
"paisagens marinhas". |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Beach
with Sailing Boats Portrait of Yves Gobillard-Morisot
Madamoiselle Dobigny Sulking A Woman
Ironing | |
|
|
|
1870 |
- |
Degas
começa a ter problemas de vista. Explode a guerra franco-prussiana;
Degas se alista como voluntário na Guarda Nacional. Reencontra, como
seu comandante, o companheiro de escola Rouart, com o qual inicia
uma amizade que durará pelo resto de sua vida. No "Salon" expõe o
"Retrato de Madame Camus". |
|
|
|
|
|
Works: |
|
At the
Races in the Country Madame Camus The Orchestra of the
Opéra | |
|
|
|
1871 |
- |
Frequenta o "Ballet da
Opéra" e inicia o trabalho sobre a dança. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
1872 |
- |
Em
outubro, juntamente com o irmão René, viaja para New Orleans, onde,
com os parentes da mãe, vive o irmão Achille. Passa uma temporada de
seis meses em Louisiana. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Seated
Woman At Ballet Dance Lesson Children Sat Down in the
House Door | |
|
|
|
1873 |
- |
Retornando a Paris, começa a frequentar os "Impressionistas"
no "Café de la Nouvelle Athènes". Retoma o estudo das "bailarinas",
"lavadeiras", "passadeiras" e inicia o das
"modistas". |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Seated
Dancer The Pedicure | |
|
|
|
1874 |
- |
Começa a
trabalhar com os pastéis; as suas cores se tornam mais acesas e
vivazes. Viaja para Nápoles para dar assistência ao pai que estava
morrendo. Participa da 1ª exposição dos
impressionistas. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Portrait of Léopold Levert The Rehearsal on the
Stage The Dancing Class La répétition sur la scène
Melancholy | |
|
|
|
1875 |
- |
Degas
enfrenta os primeiros problemas financeiros, seja por efeito de
dívidas deixadas pelo pai, como também por investimentos errados
feitos pelo irmão Achille. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
The
Absinthe Drinker Three Women Combing Their Hair Woman
with Opera Glasses Aix Ambassedeurs Woman with
Dog | |
|
|
|
1876 |
- |
Em abril
é inaugurada a 2ª exposição dos impressionistas. Degas apresenta 24
obras. O crítico Edmond Duranty presta homenagens a Degas,
reconhecendo as suas idéias inovadoras na pintura e seu raro
talento. Determinante é a contribuição de Degas para a afirmação do
movimento impressionista e à continuidade das exposições do grupo
até 1886. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Nude Woman Combing Her Hair Racecourse, Amateur
Jockeys The Dance Class The Star Dancers
Practicing at the Barre The Song of the Dog Cabaret
| |
|
|
|
1877 |
- |
Financiada por Caillebotte, realiza-se a 3ª exposição
dos impressionistas, à qual Degas participa com 27 quadros
representando bailarinas, nus femininos e cenas de "café-concerto".
|
|
|
|
|
|
Works: |
|
Dancer
with Bouquet The Rehearsal Women in Front of a Café,
Evening The Posers | |
|
|
|
1878 |
- |
Works: |
|
Singer
with a Glove Portraits, at the Stock Exchange
| |
|
|
|
1879 |
- |
Realiza-se, com a participação de Degas, a 4ª exposição dos
impressionistas. Acentuam-se os problemas da vista e Degas, em
consequência, dedica-se, cada vez mais, a esculpir estatuetas,
em cera, de mulheres e de cavalos, e a trabalhar com
pastéis. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Halévy
and Cavé Backstage at the Opéra Dancer with a Fan
| |
|
|
|
1880 |
- |
Degas
viaja para a Espanha. Participa da 5ª exposição dos impressionistas,
onde expõe uns dez trabalhos. Dedica-se cada vez mais aos
"grandes nus" e aos pastéis. O sucesso de Degas já é fato
estabelecido. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Mary
Cassatt at the Louvre The Little Dancer of Fourteen Years
Seated Dancer Tying Her Slipper Before the Entrance on
Stage Dancer Adjusting Her Slipper Dancer in Green
Tutu | |
|
|
|
1881 |
- |
Na 6ª
exposição dos impressionistas, Degas apresenta trabalhos em pastéis
e, pela primeira e única vez, uma escultura, "pequena bailarina de
14 anos", que causará muita polêmica e que dividirá a crítica. Os
adversários afirmam que esta escultura, em cera vermelha e com
uma saia verdadeira, seria mais digna de ser exposta em um museu de
antropologia do que em uma exposição de arte. A estatueta, depois da
morte de Degas, assim como as outras cento e cinquenta encontradas
em seu estúdio, será fundida em bronze. |
|
|
|
1882 |
- |
Acentuam-se os distúrbios na vista. Realiza-se a 7ª exposição
dos impressionistas da qual Degas não participa.
|
|
|
|
|
|
Works: |
|
Before
the Race Waiting Chez la Modiste At the
Milliner's | |
|
|
|
1883 |
- |
Morre o
amigo Manet e Degas, que fica muito ressentido, fecha-se em um
total isolamento. Agora dedica-se quase exclusivamente aos
pastéis (grandes nus, bailarinas, cavalos e jóqueis) e às
esculturas. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
Retiring Woman in Her Bath Washing Her Leg Chez la
Modiste Reclining Nude The Morning Bath Race
Horses | |
|
|
|
1884 |
- |
|
|
|
|
1885 |
- |
Works: |
|
The
Tub Before the Mirror
| |
|
|
|
1886 |
- |
Degas faz
uma breve viajem a Nápoles. Ao voltar para Paris, participa da 8ª e
última exposição dos impressionistas. Expõe pastéis representando
nus femininos e modistas. A exposição foi um fracasso total.
|
|
|
|
|
|
Works: |
|
A
Woman Having Her Hair Combed Woman Drying herself The
Tub | |
|
|
|
1887 |
- |
Works: |
|
Seated
Woman Combing Her Hair | |
|
|
|
1889 |
- |
Visita a Espanha e
Marrocos com o amigo Boldini. |
|
|
|
1890 |
- |
Breve
viajem a Bolonha com o escultor Bartholomé.
Inicia
uma série de paisagens. |
|
|
|
|
|
Works: |
|
The
Morning Bath Wheatfield and Row of Trees Landscape
with Hills Ballet Dancers in the Wing
| |
|
|
|
1892 |
- |
Works: |
|
Landscape Avant l'entrée en scene Seated Woman
Having Her Hair Combed | |
|
|
|
1893 |
- |
Degas
realiza, aos 59 anos, a sua primeira e única exposição individual na
Galeria Durand-Ruel. Expõe pastéis sobre monotipo representando
paisagens realizadas durante a estadia em
Borgonha. |
|
|
|
1895 |
- |
Works: |
|
After
yhe Bath, Woman Drying Her Nape Seated Bather Drying
Herself Two Bathers on the Grass After the Bath
Three Russian
Dancers | |
|
|
|
1896 |
- |
Works: |
|
After
the Bath Woman | |
|
|
|
1897 |
- |
Em
companhia do escultor Bartholomé, visita o "Musée Ingres" em
Montauban. Frequenta apenas os amigos Rouart e Halevy,
hospedando-se nas suas casas de campo durante o verão.
|
|
|
|
1898 |
- |
Por causa
da perda quase total da sua visão, Degas pinta pouquíssimo e
dedica-se exclusivamente às pequenas esculturas de bailarinas e
cavalos. |
|
|
|
1899 |
- |
Works: |
|
The
Dancers Two Dancers in Blu
| |
|
|
|
1905 |
- |
|
|
|
|
1912 |
- |
Devido à
difícil situação financeira, vê-se obrigado a abandonar a sua
casa e o seu estúdio da "Rue Victor Massé" e transfere-se para
o Boulevard de Clichy.
|
|
|
|
1917 |
- |
Em 27 de setembro, Degas
morre em Paris, com a idade de 83
anos. |