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Edgar Degas, 1834-1917
No grupo alegre e ruidoso do Café Guerbois, há alguém que
destoa: é o taciturno Degas. Seu aristocrático nome de origem, Edgar-Hilaire
Germain de Gas, já o aparta de quase todos aqueles pintores da pequena e
média burguesia que tramam em Paris, nos fins do século XIX, a primeira e
mais fecunda revolução da arte moderna. Até 1873 ele assina suas obras como
"De Gaz", adotando depois a simplificação conhecida, no possível
intuito de se identificar com os amigos impressionistas. Uma atitude em vão
porque seu temperamento frio e distante afastava as companhias, e até o fim
da vida foi um solitário. Degas é dono de uma obra singular. Raramente pinta paisagens e
apenas de modo esporádico se interessa por visões ao ar livre. Ávido de
captar a fugacidade do momento, um dos maiores desafios era o balé. As
bailarinas de Degas esvoaçam num território de sonho, tornadas imateriais
como a dança, intangíveis como a música, e esta leveza está presente em
tudo: na transparência das cores em pastel, na sutileza do desenho, na
diafanidade das figuras, no enlevo da atmosfera. Mas nem só nas bailarinas Degas foi o pintor sequioso de
captar o movimento. No quadro At the Beach
(Na Praia) há o detalhe da mulher penteando a menina; no After the Bath - Woman Drying her feet, a mulher está ocupada com os pés; At the Races in the Country o deslisar das carruagens, a cavalgada. Mais detalhes da vida e obra de Degas podem ser encontrados
na 1ª Mostra, já enviada. |
After the Bath - Woman Drying her feet, 1886 |
At the Beach, 1876 |
At the Races in the Country, 1872 |
Ballet Class, 1881 |
Dance Class, c. 1871 |
Dancers Climbing the Stairs, c. 1886-90 |
Fundo Musical: Morning Frank Martin, 1890-1974 Produção e formatação: Mario Capelluto e Ida Aranha |