Thomas Eakins
I
 
 
 
1844 - 1916

Thomas Eakins foi um pintor realista americano - um dos mais destacados do século XIX.  Desligando-se dos padrões europeus da época, foi o artista de maior destaque, depois da Guerra Civil Americana (1861-1865), a produzir um profundo e poderoso conjunto de trabalhos inspirados diretamente na experiência da vida americana.

Nascido em Filadélfia em 1844, Eakins estudou desenho na "Pennsylvania Academy of the Fine Arts", de 1861 a 1866. O curso paralelo de anatomia no   "Jefferson Medical College" levou-o a um interesse contínuo em  realismo científico. Eakins passou três anos em Paris, de 1866 a 1869, onde estudou na "École des Beaux-Arts". Foi influenciado intensamente por mestres do século XVII, particularmente pelo holandês Rembrandt e pelos pintores espanhóis Josepe de Ribera e Diego Velazques. Estes pintores o impressionaram com seu realismo e penetração psicológica. Voltando a Filadélfia em 1870, lá viveu o resto de sua vida.

As pinturas de Eakins retratam cenas e pessoas observadas na vida ao seu redor em Filadélfia, particularmente cenas domésticas de sua família e amigos. Ele usava sua inclinação científica nas obras dedicadas a esportes como velejar, remar e caçar, onde delineava a anatomia do corpo humano em ação.  Pintou, também, grandes e expressivas  cenas hospitalares, destacando-se "The Gross Clinic" (1875, "Jefferson Medical College", Philadelphia), em que combina realismo cortante - a representação de uma cirurgia em curso - com acuidade psicológica no retrato do cirurgião, Doctor Gross.

Como Diretor da "Pennsylvania Academy of the Fine Arts", Eakins introduziu um currículo inovador, incluindo um meticuloso estudo de anatomia e dissecação, bem como perspectiva científica, o que revolucionou o ensino de Arte na América. Contudo, sua insistência no estudo da nudez escandalizou as autoridades escolares, e ele foi forçado a demitir-se em 1886.

Durante a última fase de sua carreira, os interesses científicos de Eakins foram ofuscados pela sua preocupação com psicologia e personalidade, e passou a  concentrar-se principalmente em pintura de retratos - estudo de seus amigos, cientistas, músicos, artistas e religiosos. Além de sua primorosa evocação da personalidade, estes retratos são caracterizados por um realismo inflexível e por uma escultural percepção do original, o que é evidente na forma vigorosa das cabeças, corpos e mãos dos modelos. Típico de seus retratos de corpo inteiro é "The Pathetic Song" (1881, "Corcoran Gallery of Art", Washington, D.C.), com a imagem de um cantor em pé, vestido em roupas de seda, recortado contra uma sala de música, vagamente iluminada.

 Embora nenhuma de suas obras tenha lhe trazido sucesso financeiro ou popular, Eakins teve uma influência profunda, tanto como pintor quanto como professor, no campo do naturalismo americano. Seu vislumbre realista da pintura estava à frente da sua época. Eakins faleceu em Filadélfia em 1916.

Fonte: Microsoft® Encarta '97

 
 
 
 
1875, Baseball Players Practicing
Museum of Art, Rhode Island School of Design, Providence
 
 
 
1876, Baby at Play
National Gallery of Art, Washington, D.C.
 
 
 
1876 - 77, William Rush Carving his Allegorical Figure of the Schuylkill River
Philadelphia Museum of Art
 
 
 
1879 - 80, A May Morning in the Park - The Fairman Rogers Four-in-Hand 
Philadelphia Museum of Art
 
 
 
John Biglin in a Single Scul  
Yale University Art Gallery
 
 
 
Study of a Standing Nude Woman 
Philadelphia Museum of Art
 
 
 
The Artist's Wife and his Setter Dog - Susan Macdowell Eakins
The Metropolitan Museum of Art, New York
 
 
 
 
 
Fundo musical:
Night Song
David Lovell, 1931
 
Produção: Mario Capelluto
Tradução do texto: Ida Aranha
Formatação: Julia Zappa
 
 
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Junho 2008