Subject: Estes, Richard

 
 
 
 
 
 
 
Richard Estes nasceu em Kewanee, Ilinois, Estados Unidos, em 14 de maio de 1932. Mudou-se com sua familia para Chicago, onde estudou no "Art Institute" (1952-6), antes de ir para Nova York, onde se baseia a maior parte das suas obras (embora seus últimos trabalhos tenham sido, muitas vezes, terminados em sua casa no Maine).
 
Sua primeira exposição individual foi realizada na "Allan Stone Gallery", em Nova York, em 1968. Ele manteve um compromisso meticuloso quanto ao assunto invariável: normalmente o ambiente urbano de Manhattan e o "Photorealism". Seu realismo é ilusório no sentido em que ele reconstroi a estrutura do que ele vê originalmente e registra por fotos, e que forma a base das pinturas finaispara retransmitir a realidade.
 
 
 
 
 
 
 
Broadway Bus Stop, near Lincoln  Center
 
 
 
 
 
Double Self-Portrait
 
 
 
 
 
 
Richard Estes também amplia a informação e o campo sensório oferecido ao expectador, além da visão a olho nu, dando um profundidade e intensidade visual que só a habilidade artística pode alcançar.
 
Considerando que as pinturas estão baseadas em mais de uma foto, o espectador de um quadro de Estes percebe, por exemplo, numa vidraça de loja comercial uma variada mostra de detalhes graças à sua criatividade . Esse efeito característico é habilidosamente alcançado no seu quadro "Double Self-Portrait"  (1976, New York, MOMA), em que se vê o artista, uma rua com carros estacionados, fachadas de prédios  do outro lado da rua e marcos comerciais, tudo refletido na vidraça de entrada de um restaurante.
(Vide quadro acima)
 
 
 
 
 
 
 
 Nedik's - Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid, Spain
 
 
 
 
 People's Flowers, 1971 - Museo Thyssen-Bornemisza, Madrid, Spain
 
 
 
 
 
 
Richard Estes procura evitar o uso de marcos comerciais óbvios de Nova York, embora muitas das características visuais do trabalho impliquem na sua aplicação, como na sua pintura de um dos mais celebrados ícones de Arte de Nova York,  "The Solomon Guggenheim Museum"  (1979; New York, Guggenheim). A cena é destituída de pessoas, dando a ideia de um domingo,    um céu azul claro e um tons  sombreados ao nível da rua. Também não há nenhum lixo, o que Estes achou árduo descrever.
 
Ao reconstruir a cena original desse quadro no estúdio, ele usou um plano de fundo de acrílico, coberto finalmente com tinta a óleo.
 
 
 
 
 
 
 
 Bus reflections, 1972 - Private collection
 
 
 
Circus Drive-In, 1971-  Hoffmann Collection, Chicago
 
 
 
 
 Lunch Specials, 2001
 
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Stormy Weather
 
Letra e Música:
Harold Arlen, *1905   +1986
Ted Koehler, *1894   +1973
 
Solo de Trompete:
Dizzy Gillespie, *1917   +1993
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa e tradução/edição de texto:
Ida Aranha
 
 
 
 
 
setembro, 2010