Auto-retrato
 
GIOVANNI BATTISTA GAULLI
(Il Baciccio)
 
 
BIOGRAFIA
 
 
VIDA 
 
  
Nascido em Gênova em 1639, Giovanni Battista Gaulli (Il Baciccio) saiu dessa cidade por volta de 1657 e se estabeleceu em Roma. Tornou--se protegido do escultor e arquiteto Gianlorenzo Bernini (1598-1680) e foi aceito como membro da Academia di San Luca em Roma, em 1662. Sua primeira incumbência pública foi para um retábulo na igreja de San Rocco, Roma, em 1663. Em 1672 Gaulli foi premiado com o influente encargo de decorar o interior da igreja dos Jesuitas, Il Gesù, em Roma; o afresco do teto ilustrando o Triunfo do Nome de Jesus (1678-79) é uma obra prima do ilusionismo e teatralidade do Alto Barroco.
 
Gaulli recebeu muitas encomendas eclesiásticas para órbitas decorativas e retábulos. Pintou, também, retratos, fazendo trabalhos religiosos e sobre mitologia para clientes particulares, entre eles vários papas. Os seus primeiros trabalhos mostram a herança genovesa em sua forma ampla, nas cores intensas e coloridas da sua paleta. Gaulli também abordou o classicismo bolonhês na década de 1660, simulando uma paleta mais contida e moderada num estilo mais linear.
 
Em seus últimos anos (depois de 1685), transferiu-se da grandeza do Alto Barroco para um estilo mais clássico, usando cores menos intensas e composições mais delicadas. Muitos desenhos seus foram preservados; quase todos são estudos para pinturas, dando introspecção no processo de trabalho do artista. Gaulli morreu na cidade de Roma, em 26 de março de 1709.
       
 
 
      
 
 
 

1707, Apotheosis of the Franciscan Order - Basilica Santi XII Apostoli, Rome

  1685, Apotheosis of St. Ignatius

1667, The Pietà (Mary Lamenting the Dead Christ)

 1690-1700 - Jésus-Christ, Gertruded'Helft (Saint Gertrude la Grande)     

1707 - Apotheosis of the Franciscan Order (Detail) - Basilica Santi XII Apostoli, Rome

 

Fundo Musical:
Salut d'Amour, opus 12 - Introd.
Edward William Elgar, *1857  +1934
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha