1760s - Capriccio with Venetian
Motifs
Museo di
Castelvecchio, Verona |
Francesco Guardi começa em 1770 a época do seu
estilo pessoal, diferente do de Canaletto: mais atmosférico,
deliberadamente impreciso, dir-se-ia pré-impressionista. São dessa época
suas "vedute" (vistas) mais famosas: a igreja de Santa Maria della Salute
(1771; National Gallery, Londres), em que se dissolvem as formas dos
edifícios, criando-se uma atmosfera luminosa.
Outros quadros desse estilo novo são os que têm
por tema a igreja San Zaccaria (Louvre), o rio Brenta (Uffizi, Florença),
duas vistas do canal Grande (Brera, Milão, além de duas "vedute"
excepcionalmente grandes - "San Giorgio Maggiore" -e "Veneza vista de San
Giorgio Maggiore", da Col. Rothchild (Waddesdor Manor). A obra-prima de
Guardi é a vista, totalmente dissolvida em atmosfera, da laguna de Veneza,
no Museo Poldi-Pezzoli, Milão.
Com a
assistência de membros da sua família, Guardi também pintou alguns famosos
quadros de interiores e de figuras: o "Ridotto" ("Casa de Jogos") e o
"Parlatorio" ("Sala de Recepção de Visitas das Freiras", Palazzo
Rezzonico, Veneza), o "Concerto de Gala" (Alte Pinakoteck, Munique) e a
história de Tobias, na igreja San Raffaele em Veneza.
Fonte:
Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia
Britannica do Brasil Publicações Ltda.
São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, vol.11, pág.
5.535/36