William Hogarth
I
Pintor inglês, Hogarth nasceu em Londres em
1697 e morreu na mesma cidade em 1764. Foi aprendiz de um gravador em
prata e começou a trabalhar com cobre em 1720, destacando-se
suas ilustrações em 1726 para o Hudibras, de Samuel
Butler.
Hogarth opõe-se ao exercício de cópia,
preferindo observar e reproduzir de memória. Satiriza os costumes da época
em Masquerades and Operas (1724). Suas gravuras, de traço
leve e preciso, são muito prestigiadas. Volta-se para a pintura.
Autodidata, domina intuitivamente a técnica do óleo. Em 1728 pinta cena de
The Beggar's Opera, de Gay, obtendo grande
sucesso.
Seguindo sua
inclinação pela sátira, que desenvolve influenciado pelos romances
realistas de Fielding e Smollett, Hogarth pinta os seus quadros de A
Harlot's Progress, 1731, organizados como cenas de uma peça de
teatro. As gravuras da obra, feitas por Hogarth, alcançam sucesso, em
parte pelo grande número de personalidades facilmente identificáveis. O
artista afirma tratar seus quadros como um palco, seus personagens como
atores de um espetáculo mudo.
Em 1735, Hogarth
consegue a aprovação da lei ainda conhecida como "Hogarth's act",
protegendo os interesses dos artistas (direitos autorais). No mesmo ano
lança os oito quadros de The Rake's Progress, Soane Museum,
Londres. Como a série anterior, é de finalidade
moralizante.
Para o hospital de
St. Bartholomew, Hogarth cria The Pool of Bethseda, 1735,
e The Good Samaritan, 1735. Dedica-se também à arte do
retrato. Destacam-se The Graham Children, 1742, Tate Gallery,
Londres, e Mrs. Salter, 1744, Tate Gallery,
Londres.
Em 1745 lança
Marriage à la Mode, seis pranchas gravadas em Paris, talvez
a melhor das suas obras. Retira-se para Chiswick onde escreve
Analysis of Beauty, 1753, que alcança certa repercussão no
exterior, mas é mal recebido na Inglaterra. Apreciado inicialmente mais
como gravador, Hogarth é hoje considerado notável pintor, o primeiro
artista inglês de projeção internacional.
Fonte:
Enciclopédia
Mirador Internacional
São Paulo, SP,
vol. 11, pág.
5790 |
The Beggar's
Opera 5
Yale Centre
for British Art, Hartford, Connecticut ,
USA |
The Strode
Family
Tate Gallery,
London, England |
The Graham
Children
National
Gallery, London, England |
The Wedding
of Stephen Beckingham and Mary Cox
Metropolitan
Museum of Art, Manhattan, New York,
USA |
Miss Mary
Edwards
Frick
Collection, New York, USA |
The Orgy
Sir John
Soane's Museum, London, England |
Fundo
musical:
Woods
Wild
William Byrd, c. 1543 - 1623
Produção: Mario Capelluto
Supervisão: Ida Aranha
Formatação: Julia Zappa
mario.capelluto@terra.com.br
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