BIOGRAFIA
VIDA
Pintor italiano,
Domenico Zampieri, dito Il Domenichino, nasceu em Bolonha em
2 de outubro de 1581 e faleceu em Nápoles em 6 de abril de 1641.
Estudou com
Lodovico Carracci, transferindo-se depois para Roma (1602), onde foi
assistente de Annibale Carracci na decoração do Palácio Farnese. Em 1621
foi nomeado arquiteto do Palácio Apostólico pelo Papa Gregório XV e, em
1631, engajou-se nas obras da Catedral de Nápoles, onde trabalhou até a
morte.
OBRA
Entre suas
primeiras obras citam-se "Martírio de Santo André" (1608) em San Gregorio,
Roma, cujo desenho lembra Rafael; a decoração da Capela de San Nilo na
Abadia de Grotaferratta, com a "Vida de São Nilo" (1608-1610), e o "Carro
do Sol" (1613-1614) no teto do Palácio Costaguti.
Seu mais belo quadro é a
"Última Comunhão de São Jerônimo" (1614), baseado numa pintura do mesmo
tema executada por Agostino Carracci em Bolonha. Obra ao mesmo tempo
comovente e racional, muito admirada por Poussin, esse quadro, pintado
para o altar-mor de San Girolamo della Carità, perde hoje muito
em parede de museu (Pinacoteca Vaticana). O quadro foi muito censurado na
época, mas depois várias vezes imitado, inclusive por um mestre como
Goya, é considerado uma das mais expressivas obras de arte do mundo.
A segunda fase estilística do
pintor, a da plena maturidade, inicia-se com os "Evangelistas", afrescos
de Sant'Andrea della Valle, em Roma (1624-1628), de um
classicismo severo. Entre suas últimas obras em Roma encontram-se quatro
afrescos em San Carlo Al Catinari (1628-1630) e o "Martírio de
São Sebastião", hoje em Santa Maria degli Angeli, de estilo menos
acadêmico. Outras obras excelentes do pintor são a "Sibila de Cumas", a
"Caça de Diana", na Galleria Borghese, e o ciclo sobre a vida de
Santa Cecília, em Luigi de'Francesi, em Roma.
Em 1631 Domenichino mudou-se
para Nápoles, convidado para decorar a Capela do Tesouro e a Catedral de
Nápoles. Domenichino aí encontrou grande hostilidade dos artistas
locais, sobretudo Ribera, o que motivou sua partida dessa cidade em 1634.
Mais tarde ele voltou, mas morreu antes de completar seu trabalho na
Catedral. Essa sua fase final é a que mais o aproxima do Barroco ("Virgem
do Rosário", em Bolonha).
A arte de Domenichino liga-se
ao ecletismo das escolas de Roma e Bolonha. Considerado imitador de Rafael
até meados do século XIX, só recentemente foi reconhecida sua posição na
escola clássica e na história da pintura da paisagem, influenciando
Poussin e Claude Lorrain.
Domenichino foi, sem dúvida
alguma, o mais importante pintor bolonhês do período Clássico do estilo
Barroco, pelos afrescos que produziu, adornando Catedrais e Palácios
na Itália, além dos auto-retratos e da inovação em pinturas
paisagísticas.
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A
Sibyl, c.1616 -
17 |
Adam and
Eve, c.1623 - 25 |
Diana and
her Nymphs, c.1616
-17 |
Landscape
with Ford, c. 1603 |
Madonna
and Child with St Petronius and St John the Baptist,
1629 |
Fundo Musical:
Sonata nº 14, mov. 3
Wolfgang Amadeus Mozart, *1756 +1791
Produção e formatação:
Mario Capelluto e Ida
Aranha
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