Limbourg
Vila Medieval
 
 
 
IRMÃOS LIMBOURG


 Os irmãos Pol, morto após 1416, Hennequin, morto antes de 1439, e Herman, também morto antes de 1439, eram miniaturistas belgas de origem limburguesa.  Acredita-se que tenham feito o aprendizado com um ourives, em Paris.


Desde 1402 os dois mais velhos, Pol e Hennequin,  ligam-se à corte de Borgonha, em Dijon. Servem a Filipe, o Temerário (morto em 1404), e a João Sem Medo, para quem Pol teria executado as iluminuras do Breviário de João sem Medo (British Museum, Londres).


Após 1405 os três irmãos foram convidados a trabalhar para um grande mecenas, o duque de Berry. Em 1411 seus nomes constam da lista de valets de chambre do duque. Sua obra-prima - as Très riches heures du duc de Berry - permaneceu inacabada com a morte do duque, a 15 de junho de 1416, sendo concluída, entre 1485-1489, por Jean Colombe, de Bourges.


 Os traços mais "modernos" - introdução de costumes contemporâneos em cenas bíblicas, a reprodução de nus e o tratamento arquitetônico preciso - seriam idéias do duque, mecenas esclarecido.
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 Les très riches heures du Duc de Berry  -D 3
 
 
 
 Les très riches heures du Duc de Berry  - F 4
 
 
 
 Les très riches heures du Duc de Berry  - L  5
 
 
 
 Les très riches heures du Duc de Berry  - M  2
 
 
 
 Les très riches heures du Duc de Berry 
 
 
 
The Fall and the Expulsion from Paradise
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Apothecaire
Jacques Offenbach, 1819-1880
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha