VASSILI KANDINSKI
VIDA
Pintor russo, Vassili Kandinski nasceu em Moscou em
1866 e morreu em Neuilly-sur-Seine em 1944. Decidindo-se pela pintura,
parte para Munique em 1896, ali estudando. Viaja pela França (contacto com
os fauvistes), Itália e Tunísia. Retornando a Munique em 1908,
preside uma associação de artistas novos e edita, em 1912, Der Blaue
Reiter (O Cavaleiro Azul), juntamente com Franz Marc. Entre 1914 e
1921 reside em Moscou, onde dirige a academia de artes da U.R.S.S. De
volta à Alemanha em 1921, torna-se membro importante do Bauhaus, primeiro
em Weimar e depois em Dassau. Fechado o Bauhaus pelo regime nazista,
transfere-se para Paris em 1934, ali passando seus dez últimos anos de
vida.
CARACTERIZAÇÃO
A posição de Kandinski na arte moderna é não somente a
de um inovador, mas a de um dos principais teóricos do Abstracionismo na
pintura, cujas concepções, entretanto, só foram aceitas por uma parcela
reduzida de adeptos das novas tendências. Dentro do quadro das vanguardas
artísticas, Kandinski sustentou uma posição quase isolada de teórico do
espiritualismo nas artes, em contraste flagrante com as tendências
materialistas, pragmáticas e funcionais, que foram dominantes na primeira
metade do século. Excetuando o Espressionismo do grupo Der Blaue
Reiter, Kandinski não se integrou inteiramente em nenhum dos grupos
de vanguarda em que atuou, mas influenciou a arte moderna em geral,
descrevendo em suas atividades de teórico e realizador, um complexo
roteiro evolutivo.
ATIVIDADES
Em 1895 Kandinski viu uma exposição dos impressionistas
em Moscou, que lhe revelam, no uso da cor, o caminho para a independência
da arte em relação à natureza. Entre 1906 e 1909 cria paisagens
expressionistas de cores fortes e gravuras estilizadas que lembram a arte
dos ícones. Após 1910 oscila entre a representação figurativa e o
abstrato. Concebe uma pintura não-figurativa, mas o seu conceito de
abstração, expresso em "Sobre o elemento espiritual na arte", 1911,
envolve uma compreensão místico-metafísica das cores, às quais atribui
propriedades simbólicas.
Até 1914 Kandinski evolui, passando por cinco fases:
Naturalismo (até 1900), Impressionismo, Fauvismo, Expressionismo e
Abstracionismo. Sua arte será, a partir daí, só de abstração. Mas sua
abstração, que prefere chamar de 'pintura concreta', não tem sentido
exclusivamente plástico. Entretanto, a experiência do Construtivismo russo
e, depois, do funcionalismo do Bauhaus, influenciam-no no sentido de uma
explicação mais técnica e menos metafísica da arte, no livro "Ponto
e linha até a superfície", 1926.
Embora afastado do pragmatismo do Bauhaus, Kandinski
incorpora sua lição construtiva em telas como "Oval nº 2", "No Círulo
negro" e outras, entre 1923 e 1925. Essa fase de construção geométrica
coincide com o seu desempenho pedagógico no Bauhaus. entre 1925 e 1928
sucede-se a 'época dos círculos', uma dança geométrica, com surpreendente
invenção de ritmos e cores. Em seus anos parisienses concebe uma síntese
lírica, em telas como "Conjunto multicolor", "Contraste acompanhado nº
613" etc., entre a composição racional e a intuição poética livre.
Fonte:
Enciclopédia Mirador Internacional, vol. 12, pág.6594, São
Paulo, SP
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1906-07 - Riding Couple - Lenbachhaus,
Munich |
1943 - Twilight - The
Solomon R. Guggebheim Museum, New York, NY,
USA |
1909 - Picture with
Archer - The Museum of Modern Arts, New York, NY,
USA |
1910 - Church in
Marnau - Lenbachhaus, Munich |
1912 - Lady in Moscow -
Städtische Galerie im Lenbachhaus, Munich,
Germany |
1909 - Cemetery
& Vicarage in Kochel - Lenbachhaus,
Munich |
Fundo
Musical:
Balalaika
Folclore
Russo
Produção e
Formatação:
Mario Capelluto e Ida
Aranha
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