JULES  BASTIEN-LEPAGE
 
 (1848 - 1884)
 
 
 
 

 
 
Pintor francês, Jules Bastien-Lepage, nasceu na vila de Dambillers, Meuse, França, em 1º de novembro de 1848, onde passou sua infância.
 
 Primeiramente ele estudou em Verdun e, instigado pelo amor à Arte, foi para Paris em 1867, onde entrou para a "École des Beaux-Arts", sob a orientação de Cabanel. Suas obras não atrairam atenção na exposição dos "Salons" de 1870 e 1872, mas no "Salon" de 1874  Lepage fez sucesso com seu quadro "Song of Spring", um estudo da vida rural, representando uma jovem camponesa sentada num outeiro olhando para a vila lá embaixo. Seu "Portrait of my Grandfather", exibido no mesmo ano, não foi menos apreciado por sua simplicidade e foi agraciado com uma medalha de terceiro lugar. Esse sucesso foi confirmado em 1875 com o quadro "First Communion", a pintura de uma menina minuciosamente trabalhada em cores, e um "Portrait of M. Hayern". Em 1875 ele conseguiu o segundo lugar no "Prix de Rome" com "Angels Appearing to the Shepherds", exibido novamente em 1878. Sua próxima tentativa de ganhar o "Grand Prix de Rome" em 1876 com "Priam at the Feet of Achilles" não foi bem sucedida (está na Galeria de Lille), e o pintor decidiu voltar aos temas da vida rural.

Paa o "Salon" de 1877 ele enviou um retrato de corpo inteiro: "Portrait of Lady L." e "My Parents"; e em 1878 o "Portrait of M. Theuriet" e "The Hayfield". A partir daí Bastien-Lepage passou a ser reconhecido na França como o líder de uma escola e seu "Portrait of  Sarah Bernhardt (1879) mereceu a Cruz da Legião de Honra. Em 1880 ele apresentou um pequeno retrato de "M. Andrieux" e "Joan Of Arc listening to the Voices"; e, no mesmo ano, na "Royal Academy", o pequeno retrato do "Príncipe de Gales". Em 1881 ele pintou "The Beggar" e o "Portrait de Albert I Wolf"; em 1882 "Le Pre Jacques"  e "Love in a Village", no qual encontramos alguns traços da influência de Courbet.

 Seu último trabalho datado é "The Forge" (1884). O artista, doente há muito tempo, tinha tentado em vão restabelecer sua saúde em Algiers, mas morreu em Paris em 10 de dezembro de 1884, quando planejava uma nova série de trabalhos com temas rurais.

Entre seus mais importantes trabalhos pode-se mencionar ainda o retrato de "Mme. J. Drouet" (1883), "Gambetta on his Death-bed" e algumas paisagens: "The Vintage" (1880) e "The Thames at London" (1882). "The Little Chimney-Sweep" não foi terminado.    

 

                                 Self portrait desenhado poucos dias antes de sua morte

 

 
              
 



Fonte:

Verbete sobre o artista na  1911 Edition Encyclopedia.

http://www.artrenewal.org/pages/artist.php?artistid=269

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Marchande de Fleurs a Londres
 
 
 
 
The London Bootblack
 
 
 
 
 Le Mendiant
 
 
 
 
 Les Foins 
 
 
 
 
Joan of Arc
 
 
 
 
Saison d Octobre - Recolte des pommes de terre
 
 
 
 
Les Bles Murs - The Ripened Wheat
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Créditos

 

Fundo Musical:

Rosas del Sur

Johann Strauss II, *1825   +1899

 

 

 

 

Produção:

Mario Capelluto

 

Tradução de texto e formatação

Ida Aranha

 

 

 

 

Dezembro, 2010