ÉDOUARD   MANET
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Édouard Manet
Self-Portrait with Palette
 
 
 
 
Escândalo

Escândalo ainda maior do que "Almoço na Relva" foi provocado pelp quadro "Olympia", recusado pelo Salão de 1865. A razão da recusa talvez tenha sido a intenção evidente de paródia do academicismo que tematizava as vênus eróticas de Ticiano. 
A par do erotismo considerado mórbido e de mau gosto, Manet utilizava a cor de maneira insólita e o modelado o mais plano possível, em contraste aberto com o realismo. A influência principal terá sido, nesse caso, a da gravura japonesa.

O Salão de 1866 confirmou a reputação de Manet como revolucionário, recusando "O Pífaro", cujo modelo evidente é um quadro de Velásquez. Tornaram-se claras as razões da recusa: Manet era rejeitado pela ousadia artística e não por ofensa à moral pública. Pelas mesmas razões ele não foi aceito na Exposição Internacional de 1867. Organizou sua própria exposição, em que, entre dezenas de quadros, surgiu uma obra-prima: "Execução de Maximiliano", tendo como modelo o "Três de Maio", de Goya. O tema era pretexto para estudos de cor, luz e sombras.


Mestre e adepto

Manet não foi tanto, como já se difundiu por equívoco, precursor do Impressionismo. Mas sua obra revelou traços de afinidade com os novos pintores. Recusado, como os impressionistas, pela crítica oficial, é natural que estes o atraíssem. E Manet pode ser considerado como meio mestre e meio adepto da nova corrente. A afinidade principal entre Manet e o Impressionismo era de ordem metódica: redução da pintura à sua natureza específica, pela pesquisa de massas, de luz e de cor.

Quase sempre recusado oficialmente, Manet gozou, entretanto, de um prestígio enorme nos meios mais avançados da época. Além dos impressionistas, foram seus defensores Baudelaire, Zola, Mallarmé e outros escritores. Em nossos dias, ele é considerado o principal ascendente da pintura moderna, antecedendo os revolucionários impressionistas.


 
 
 
 
Fonte (editada):
Enciclopédia Mirador Internacional.
Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
São Paulo, Rio de Janeiro, vol.  13, págs. 7.196-7198
 
 
 
Manet in Love
Private collection
 
 
 
 
1880 -  Young Girl on the Threshold of the Garden at Bellevue  Private collection
 
 
 
 
Lolly as Painter Victorine
 
 
 
 
 The Balcony , 1869
 Musée d'Orsay, Paris
 
 
 
 
 The Railroad , 1872-73
National Gallery of Art, Washington
 
 
 
 
Portrait d'Émile Zola, 1868 
Musée d'Orsay, Paris
 
 
 
 
 
 
 
 
Outros dados  sobre vida, obras, estilo e projeção de
Édouard Manet
 
são encontrados no site:
 
 
Página Pintura/Pintores
Manet, Édouard,  1 e 3.
 
 
 
 
Fundo Musical:
 
Prelude Raindrop
 
Frédéric François Chopin, *1810   +1849
 
 
 
Produção: 
Mario Capelluto
 
Texto e formatação:
Ida Aranha