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Oscar Claude
Monet, pintor francês, se sentia atraído pela luz e pela cor, em
detrimento dos contornos; para ele, esses se originam da luz, que
procurava captar em seus quadros.
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IMPRESSIONISMO
Em 1872 Monet pintou a "Impressão do pôr-do-sol" (Impression: Soleil Levant - atualmente no Musée Marmottan, Paris) uma paisagem do Havre, exibida na primeira exposição impressionista de 1874. O termo impressionismo surgiu de
uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy:
«“Impressão, Nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu,
justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que
liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado
que esta cena marinha.» .
A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura. Abaixo o quadro que motivou a expressão "Impressionismo" : |
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Impression; Soleil levant, 1874
Musée
Marmottan, Paris,
France |
Em 1870 Monet casou-se com Camille
Doncieux, que posou de modelo para o seu quadro
Le Dejeuner sur l'herbe (the
Picnic).
Da série de
marinas que pintou nas cercanias de
Le Havre, três aqui se apresentam: 1ª - The
Beach at Sainte-Adresse, 1867. A pintura é claramente delineada em
três zonas horizontais: a praia, o mar, o céu.
2ª - The
Beach at Trouville, 1870. A figura da esquerda é, provavelmente,
a de sua esposa Camille. Esse é um dos poucos exemplares com figuras
humanas na pintura de Monet.
3ª
- Terrace at Saint-Adresse, 1867 - Uma outra marina em
que aparecem figuras humanas. Observar a técnica usada para a pintura
das ondas do mar e os barcos na linha do horizonte.
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The Beach at Sainte-Adresse,
1867
Art Institute of Chicago, Chicago, Illinois,
USA.. |
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The Beach at Trouville,
1870
National Gallery, Londres,
UK |
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Terrace at Saint Adresse -
1867
Metropolitan Museum of Art, New
York, USA |
De 1871 a 1878 Monet viveu em Argenteuil, uma cidade pequena
à beira do Rio Sena, perto de Paris, onde pintou alguns dos quadros mais
alegres e famosos do movimento impressionista, dos quais aqui
se vêem:
1º -
Coquellicots (Poppies Near Argenteuil) 1873 - A paisagem é
claramente estabelecida em duas zonas, o campo e o céu.
2º - The
Bridge at Argenteuil, 1874 - A alternância entre pinceladas curtas
indicativas das ondas e as de áreas maiores demonstram a flexibilidade e
habilidade de Monet.
3º -
The Highway Bridge at Argenteuil, 1874 - A destacar os quatro
planos desta pintura: a água próxima, a água distante, o céu e os reflexos
no movimento da água, além da visão da ponte.
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Coquellicots (Poppies Near Argenteuil)
1873
Musée d'Orsay, Paris,
France |
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The Bridge at Argenteuil,
1874
Musée du Louvre, Paris,
France |
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The Highway Bridge at Argenteuil,
1874
National Gallery of Art, Washington, DC,
USA |
Monet mudou-se para
Vétheuil em 1878 onde viveu até 1883. Em 1879 ali morreu sua
esposa Camille Doncieux.
Dois quadros ilustram essa sua estadia nessa
cidade:
1º - The Artist's Garden at
Vétheuil, 1881 - repleto de girassóis, seu jardim foi
terraplanado da casa até o rio. A pintura abaixo apresentada é um dos
quatro quadros que Monet pintou com a visão dos degraus e do jardim de
girassóis.
2º - Route de Vétheiul en
Hiver, 1879 - a notar as pinceladas vigorosas em tons e sobretons.
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The
Artist's Garden at Vétheuil, 1881
Private Collection
(The Norton Simon
Foundation). |
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Route de Vétheuil en Hiver
1879 |
Entre 1891 e 1895 Monet se concentrou numa
série de quadros nos quais pintava o mesmo motivo em horas diferentes do
dia, sob diferentes reflexos de luz. As séries mais conhecidas são as
Rouen Cathedral (1891-1895) e Hay Stacks
(1890-91:
1º - Rouen Cathedral -
Full Sunlight, 1894), - Essa Catedral foi pintada 40 vezes, em
várias estações do ano e horas do dia. É a série mais extensa de Monet.
2º - Hay
Stacks (End of Summer), 1890-1891 - Entre o verão de 1890 e o inverno
de 1891, Monet pintou cerca de 30 quadros com esse mesmo
tema: feno empilhado num campo perto de sua casa em Giverny.
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Rouen Cathedral - Full Sunlight -
1894
Musée du Louvre, Paris,
France |
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Hay Stacks (End of Summer),
1890-1891 Art Institute of Chicago Chicago, Illinois,
USA. |
Em 1883,
Monet mudou-se para Giverny, no sul da França, onde comprou um
espaço em frente à sua casa e montou um jardim com uma ponte de estilo
japonês sobre um pequeno lago, nenúfares e outras flores
belíssimas. As pinturas desse jardim atestam sua fixação, durante os
últimos anos de vida, com o reflexo e a refração da luz sobre a
superfície da água, em variadas horas do dia e épocas do ano. Em 1892
Monet casa-se com Alice Hoschedé, que morre em Giverny em 1911.
A
seguir pinturas da primeira fase de Monet em
Giverny, época em que sua visão foi se deteriorando devido à
catarata.
1º
- Poplars along the River Epte, Autumn, 1891 - Observar que água
e flores foram sempre os elementos preferênciais de
Monet.
2º - The Artist's Garden at Giverny, 1900 -
Canteiro de iris e o lago com
reflexos ao fundo.
3º - Waterlilies (The Clouds),
1903 - Um dos quadros da série "Nympheas". Notar as nuvens refletidas
na água.
4º
- Waterlilies - 1905 - Efeito de luz e sombra na superfície da
água.
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Poplars along the River Epte,
Autumn,1891 Private Collection |
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The Artist's Garden at Giverny,
1900
Musée d'Orsay, Paris,
France. |
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Waterlilies (The Clouds),
1903 Private Collection
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Waterlilies,
1903 Private Collection
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O período de 1907 a 1923 se
caracterizou por uma dificuldade crescente de visão, embora Monet não
tenha parado de pintar.
Em 1923 Monet se submeteu a
uma operação de catarata, o que lhe devolveu parcialmente a visão, e seu
último trabalho foi a série "Nympheas", em 19 painéis, que é um hino à
natureza em todo o seu esplendor. Esse trabalho foi doado à
França, sendo instalado num espaço arquitetônico especialmente
construído: Orangerie, Jardin des Tuilleries, em Paris.
Abaixo, alguns
exemplares dessa série:
1º - Waterlilies,
Green Reflection, Left Part, 1916-1923 - Quadro da série "Nympheas", pintada em horas
variadas do dia para capturar os efeitos de luz existentes no Sul da
França.
2º -
The White Nympheas, 1923-26 - Observar a ponte em
estilo japonês.
3º
- Nympheas Sky
Reflexion, 1923 - Um quadro que lembra o Waterlilies (The Clouds). A
incidência de luz, numa outra hora do dia, o torna bem diverso.
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Waterlilies, Green Reflection, Left Part,
1923 Orangerie, Jardin des Tuilleries, Paris,
France |
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The White
Nympheas, 1923-1926
Orangerie - Jardin
des Tuilleries, Paris,
France |
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Nympheas sky
reflexion - 1923-1926
Orangerie - Jardin
des Tuilleries, Paris,
France |
Fundo Musical:
Noturno Opus 9, nº 2
Fredéric François Chopin *1810
+1849
Produção e formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
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