Miháli   Munkácsy

 
1

 

1844-1900

 

Miháli Munkácsy foi um excelente pintor realista húngaro do século 19. Começou a pintar durante os anos em que morou em Arad, e com a ajuda de vários patrocinadores estudou nas Academias de Viena, Munique e Düsseldorf.

cdcdcd

 
 
 
 
Avenue with One-Story House - 1886 - Hungarian National Gallery, Budapest 
 
 

Miháli Munkácsy foi o nome adotado por Michael von Lieb, descendente de alemães, nascido em 20 de fevereiro de 1844 em Munkács, Hungria, a cidade de onde tirou o seu cognome. Depois de ser aprendiz do pintor itinerante Elek Szamossy, Mundácsy foi para Pest, a capital, onde buscou o patrocínio de alguns artistas já estabelecidos. Com a ajuda de Antal Ligeti ele recebeu uma bolsa do Estado, de modo que conseguiu estudar fora. Em 1865 frequentou a Academia de Viena sob a orientação de Karl Rahl.

cdcd

 
 
Baby Visitors - 1879 - Hungarian National Gallery, Budapest 
 
 

Em 1866 Miháli foi para Munique estudar na Academia e em 1868 mudou-se para Düsseldorf para aprender com o conhecido pintor Ludwig Knaus. Em 1867 esteve em Paris para ver a Universal Exposition. Provavelmente influenciado pela pintura moderna vista na Exposition, seu estilo tornou-se mais leve, com pinceladas mais largas e esquemas de cores.  

cdcd

 
 
 
Biboulous Husband - 872-73 - Hungarian National Gallery, Budapest 
 
 

Nos primeiros anos de sua carreira, Munkácsy pintou principalmente cenas da vida cotidiana dos camponeses e pobres. Inicialmente ele seguiu o estilo colorido e teatral de pintores húngaros contemporâneos (Károly Lots, János Janko): "The Cauldron" (1864) ou "Easter Merrymaking "(1865). Nos anos seguintes ele começou a prestar mais atenção à paisagem onde colocava suas pinturas. ("Storm in the Puszta", 1867).

cdcd

 
 
 
Churning Woman - 1872-73 - Hungarian National Gallery, Budapest
 
 

No final da década de 1870 ele também trabalhou em Barbizon, junto com seu amigo, o paisagista húngaro László Paal, pintando temas ricamente coloridos.  Em 1878 Miháli pintou um quadro histórico, "The Blind Milton Dictating Paradise Lost to his Daughters", o que marcou uma nova etapa em sua obra. Essa pintura é situada no passado, numa sala ricamente decorada. Foi comprada por Charles Sedelmeyer, um negociante de Arte austríaco, que ofereceu a Munkácsy um contrato de dez anos. Essa oferta fez de Munkácsy um homem rico e membro realmente estabelecido no mundo da Arte em Paris. Sedelmeyer queria que ele pintasse quadros em grande escala, decidindo que um tema tirado da Bíblia seria mais adequado. Em 1882, Munkácsy pintou "Christ before Pilate" que antecedeu "Golgotha", em 1884. A trilogia foi completada por "Ecce Homo", em 1896. Essas pinturas enormes foram levadas numa excursão e expostas em muitas cidades europeias e também nos Estados Unidos. Todas as três obras foram compradas pelo milionário americano John Wanamaker, que as expunha em sua loja de departamentos em Filadélfia na época da Páscoa. Hoje as três podem ser vistas na Debrecen, Hungria.

cdcd

 
 
Conquista -detalhe - 1893 - Parlamento, Budapest 
 
 

Munkácsy não abandonou a pintura de gênero, mas seu cenário se alterou. Na década de 1880 ele pintou muitos quadros chamados imagens de salão: cenas em salas luxuosamente decoradas em casas de pessoas ricas. Seus temas mais frequentemente abordados eram maternidade ("Baby's Visitors", 1879), momentos felizes da vida doméstica ("The Father's Birthday", 1882), crianças e animais ("Two Families in the Salon", 1880). As mulheres jovens e elegantemente vestidas também aparecem na configuração da paisagem ("Three Ladies in the Park", 1886). Essas obras tornaram-se extremamente populares (especialmente entre os compradores americanos) e alcançavam ótimos preços. Além desses temas urbanos, Munkácsy também continuou a pintar cenas rurais e temas emocionais.

cdcd

 
 
Linha de árvores - 1886 - Hungarian National Gallery, Budapest
 
 

A ùltima Fase - 1887-1896

Munkácsy era uma pessoa extremamente sensível que sempre foi inseguro e constantemente questionava seu próprio talento. Na década de 1890 a sua depressão aumentou e evoluiu para uma doença mental grave. 

Foi no verão de 1896 que sua saúde declinou bruscamente. Depois de um tratamento em Baden-Baden, ele foi removido para Colpach e Paris. Mais tarde foi levado  para um hospital psiquiátrico em Endenich, próximo a Bonn, onde sofreu um colapso e morreu em 1º de maio de 1900, tendo sido sepultado no Kerepesi Cemitério.

cdcd

Fonte:

en.wikipedia.org/wiki/Mihály_Munkácsy

 

 
 
Making Lint - 1871 - Hungarian National Gallery, Budapest 

cdcdcd

 

 
Fundo Musical:
Estudo para Piano em Cm, op. 25, nº 12
Frédéric François Chopin,  1810-1849
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
 

cdcd