BARTOLOMÉ ESTEBÁN MURILLO
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Vida
 
Pintor espanhol, Bartolomé Estebán Murillo nasceu em Sevilha a 31 de dezembro de 1617 e morreu na mesma cidade a 3 de abril de 1682. Órfão aos 14 anos, entrou como aprendiz para o estúdio de Juan del Castillo. Começou a ganhar a vida pintando ingênuas imagens religiosas para vender no mercado de Sevilha. É provável que tenha visitado Madri (1642-1645), onde teria estudado as obras de Ticiano, Van Dyck, Rubens e outros. Fixou-se em Sevilha, e sua pintura religiosa, delicada e imbuída de sentimentalismo, alcançou grande sucesso. Em 1660 fundou a Academia de Pintura de Sevilha.

 

São João Batista e o "Cordeiro", final do século XVII

Obra

Entre 1645-1646 Murillo pinta 11 afrescos para o mosteiro de San Francisco, destacando-se "A Cozinha dos anjos" (1646; hoje no Louvre) e "São Diego de Alcalá com os pobres" (Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, Madri). Concentra-se sobretudo na linha e no colorido incisivo. Seu estilo, frio e seco, torna-se, depois, mais suave. Suas obras posteriores caracterizam-se pela atmosfera etérea, quase mística, que envolve anjos, santos e virgens; são encomendas para os conventos e mosteiros de Sevilha. Numa mistura de realismo e maneirismo Murillo executa composições em que ressalta as alegrias da vida espiritual: "O Êstase de São Francisco" (Real Academia de Bellas Artes de San Fernando), "A Adoração dos Pastores" e "A Virgem do Rosário" (Prado).

Madonna, Rijksmuseum, Amsterdão
 

A partir de 1652 a pintura de Murillo é mais viva, as cores mais brilhantes, o tom mais luminoso. Seus quadros da Imaculada Conceição, um de seus temas prediletos (Louvre, Prado) apresentam Virgens ingênuas, quase meninas, de feições regulares e expressão piedosa. A "Conceição" (1652; Museu de Sevilha) reflete a influência da pintura veneziana e flamenga no modelado suave das formas. no colorido vistoso e nos efeitos de luz. Murillo é o pintor da ternura feminina, como se vê na "Assunção de Maria" (Louvre). Suas imagens do Menino Jesus ("Jesus e São João Meninos"; Prado) são altamente idealizadas, enquanto seus quadros são da infância pobre ("Meninos Comendo Melão e Uvas", "Meninos Comendo Doces" [Alte Pinakotek, Munique]) são bastante realistas; outros mendigos assim encontram-se no Louvre e no Ermitage.

A maioria das obras de Murillo não está datada dificultando uma apreciação cronológica. Sua produção foi grande, e muito copiada devido à imensa popularidade de que gozou. Grande número de originais encontram-se no museu do Prado, destacando-se a "Sagrada Família del Pajarito", "Rebeca e Elieser" e "Paisagem com Rochedos" (talvez a única paisagen de Murillo, embora fizesse muito uso de elementos paisagísticos como fundo de seus quadros.

Em 1672 Murillo pinta para a capela do Hospital de la Caridad, em Sevilha, uma série de quadros entre os quais "Caridade de São João de Deus", "A Volta do Filho Pródigo", "Santa Isabel da Hungria", etc. Mais do que pintor de temas religiosos Murillo é o pintor de Sevilha, buscando no povo seus modelos, na vida cotidiana os detalhes para seus quadros.

Fonte:

Enciclopédia Mirador Internacional, Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda., São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, vol. 15, pág. 7.938.

 

 

 
 
1655-60 -  Adoration of the Magi - Toledo Museum of Art, Toledo, Ohio, USA
 
 
1660-65 - Annunciation - Museu del Prado, Madrid, Spain
 
 
1678 - The Infant Jesus Distributing Bread to Pilgrims - detail -
Museum of Fine Arts, Budapest, Hungary
 
 
c. 1650-55 - Virgin and Child with a Rosary -  Museo del Prado - Spain
 
 
1646, The Angels' Kitchen - detail - Musée du Louvre, Paris
 
 
1670, A Girl and her Duenna -The National Gallery of Art at Washington D.C
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Suite Iberia Triana
Isaac Albéniz, 1860-1909
 
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha