MARTIN RICO Y ORTEGA
 
 
 
 


 
 
 
Venice
 
 

Martin Rico y Ortega, nasceu em El Escorial, Madri, Espanha, em 1833 e morreu em Veneza em 13 de abril de 1908.  Sua educação formal foi completada no "San Fernando School", em Madri.

Logo depois de graduar-se, começou a pintar ao ar livre e viajou através de toda a Espanha. Ganhando uma bolsa do Governo para estudar em Paris, ele recebeu a influência de Daubigny e da "Barbizon School". Em 1870, com a deflagração da guerra Franco-Prussiana, Ortega retornou à Espanha. Em 1872, acompanhado por Mariano Fortuny, viajou pela Itália, onde, acima de tudo ficou impressionado com o esplendor de Veneza, suas paisagens e sua luz, que ele capturou em inúmeros quadros.

De 1879 em diante, quando ele fez de Paris sua residência fixa, Ortega despendeu seus verões em Veneza, alugando um palazzo onde trabalhava; muitas vezes o fazia sentado numa gôndola, esboçando edifícios e pontes com a perspectiva que tinha com o olhar partindo dos canais.

Ortega é predominantemente reconhecido pelas pinturas com pequenos detalhes finamente observados, com um foco na arquitetura e na luz.  Há quadros seus em museus de Nova York (Metropolitan), Madri, Reims e Sevilha.  
 

 

 
 
 
 
1881-  Canal San Giovane - Private collection
 
 
1899 -Venetian Lagoon Near the Church of Santa Maria della Salute - Private collection
 
 
1901-Along The Canal, Venice - Private collection 
 
 
 A View of Santa Maria della Salute, Venice - Private collection
 
 
     The Sunny Canal - Private collection
 
 
     A Venetian Afternoon - Private collectionuseum, Budapest 
 
 The Village of Chartres - Private collection
 
 
 
 
 Fundo Musical:
Suite Española, Opus 47 - 6 Aragón
Isaac Albéniz,  *1860   +1909
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha